A Palavra se faz vida

Fugir da hipocrisia

Mt 23,27-32

Por Pe. Geraldo Martins

O duro discurso de Jesus dirigido aos doutores da lei e aos fariseus aplica-se também a nós quando enveredamos pelo caminho da incoerência entre o falar e o fazer. A inautenticidade dos doutores da lei e fariseus, chamados de hipócritas, leva Jesus a usar um tom, não só de reprovação, mas de ameaça à suas atitudes – “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas!” (Mt 23,27). Esse “Ai de vós” é dito, pelo menos, sete vezes!

Nos versículos que meditamos hoje, a condenação recai sobre a atitude dos que vivem de aparência. São comparados a sepulcros caiados que por fora aparentam beleza, mas por dentro escondem podridão (cf. Mt 23,27). Trata-se dos que passam a imagem de uma pessoa boa, honesta, verdadeira, santa, justa, mas, no seu interior, guarda todo tipo de “hipocrisia e injustiça” (cf. Mt 23,28). Usam, permanentemente, máscaras que lhes escondem a verdadeira identidade e, com isso, enganam a si mesmo e aos outros.

Precisamos ficar atentos e identificar os que vivem de aparência a fim de não sermos enganados e seduzidos por suas atitudes. “Os hipócritas aparentam ser justos, mas, na verdade, trata-se de uma impecabilidade exterior que esconde o maior dos pecados: a busca da autojustificação, que não conhece o amor e gera todo tipo de maldade sob a máscara do bem” (Liturgia Diária O Pão Nosso de Cada Dia).

Senhor, não permitas que trilhemos o caminho da incoerência, da inautenticidade, da hipocrisia. Guiados por teu Espírito, vivamos na verdade de tua Palavra e sejamos por ela alimentados. Amém!

 

 

Comentários

  1. Jesus nos ensina que a franqueza e a transparência devem ser um princípio básico nas nossas atitudes.

    ResponderExcluir
  2. Temos de descobrir em profundidade a presença de Deus em nós, para que não sejamos revestidos de uma falsa Piedade, como a dos escribas e fariseus.

    Senhor, não nos permita trilhar o caminho da incoerência e da injustiça te matando, e expulsando o nossos irmãos da tua casa Igreja, com as nossas atitudes quando temos 5 irmãos reunidos acolhemos quatro e desprezamos um, para que sinta que não é bem-vinda, nos converta arranca do nosso coração a inautenticidade, da hipocrisia, nos ajude a viver na verdade da tua palavra, arranca a dor causada pelo desprezo do outro, que a verdade da tua palavra nos alimenta a fé. Amém

    ResponderExcluir
  3. Senhor, ajuda- me a ser coerente com aquilo que vivo e pronuncio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário