A Palavra se faz vida

Humildade e fé 

Mt 15,21-28

Por Pe. Geraldo Martins

Jesus está em terras pagãs a cujos povos a salvação também é destinada, ao contrário do que pensavam os judeus que consideravam os pagãos como cães. A atitude de seus discípulos o comprova quando se sentem importunados por aquela mulher cananeia que pedia a cura a libertação de sua filha – “manda embora esta mulher, pois ela vem gritando atrás de nós” (Mt 15,23).

A resposta de Jesus, à primeira vista, parece ir ao encontro do que pensavam os judeus – “fui enviado somente às ovelhas perdidas de Israel” (Mt 15,24). À mulher, a primeira resposta de Jesus também não é favorável – “não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorrinhos” (Mt 15,25).

O que faz Jesus “mudar” de ideia? Duas coisas, basicamente: a humildade e a fé daquela mulher – “é verdade, Senhor, mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos” (Mt 15,27).

“Esta ‘secção do pão’ mostra que esse banquete e esse pão são destinados a todos, também aos pagãos. A Eucaristia não admite separações. O ‘pão de Cristo’ é ‘para todos’ como seu glorioso sacrifício, mas só os que têm fé são admitidos a ele” (Missal Cotidiano).

Podemos tirar, pelo menos, duas breves lições desta cena. A primeira nos é dada pela cananeia. A humildade e a fé é que devem nos guiar ao longo de nossa vida. Delas é que nascem nossa coragem e nossa persistência a fim de alcançarmos a graça da salvação.

Jesus é quem nos dá a segunda lição ao escutar o clamor daquela mulher e deixar-se vencer por sua fé, revelando que veio para todos e todas. Como seus discípulos e discípulas devemos aprender estas duas lições a fim de compreendermos a misericórdia e o amor de Deus que tudo renovam e libertam.

Senhor, dá-nos humildade e fé e não permitas que desistamos de tua graça e de tua salvação. Amém!

Comentários

  1. Senhor Jesus obrigado por se deixar encontrar por todos nós..Amém!!

    ResponderExcluir
  2. Devemos reconhecer que Jesus pode nos"curar", e Ele também nos faz compreender que devemos estar aberto a todos, sem discriminação alguma.

    Senhor, dai-nos a graça da fé, do amor e da humildade, dai-nos força pra não desistir da tua graça. Lembrai-vos de nós. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário