A Palavra se faz vida

Por que ver Jesus?

Lc 9,7-9

Por Pe. Geraldo Martins

O desejo de ver Jesus pode ter várias motivações. Há os que querem vê-lo por mera curiosidade, sem compromisso algum; os que o buscam por interesse, para se livrarem de algum mal que os incomoda, já que Ele cura de doenças e expulsa demônios; os que de fato reconhecem nele o salvador e o buscam para se tornarem seus discípulos, encontrando, assim, o sentido de sua vida.

Dadas as informações desencontradas que lhe chegavam sobre Jesus, Herodes também manifestou o desejo de vê-lo e procurava um modo de fazê-lo. O testemunho que davam de Jesus aguçou-lhe a curiosidade: “quem é esse homem sobre quem ouço falar essas coisas” (Lc 9,9), perguntava-se “perplexo”. Tomado pela sede do poder e com um histórico de vida marcado pela maldade – mandou degolar João Batista (cf. Mt 14,3-12) -, certamente, não se somava aos que desejavam ver Jesus para se tornarem seus discípulos.

O interesse por Jesus nasce do desejo de saber quem Ele é a partir do que se ouve falar dele. Contudo, sua identidade só é revelada a quem se abre à graça de Deus e se deixa conduzir pela luz do amor. Quem busca Jesus pensando apenas em si mesmo, por interesses egoístas, não o encontra. Por isso, devemos nos perguntar com sinceridade quais as razões que nos levam a querer ver Jesus.

Ainda hoje são muitos os que têm uma visão equivocada de Jesus e o confundem, não com João Batista, Elias ou um dos profetas (Lc 9,7s), mas com um curandeiro, um milagreiro, que promete riquezas as seus seguidores (teologia da prosperidade). E há muitos que buscam um Jesus sem Cruz, distante dos pobres e excluídos, que ignora os pecadores e marginalizados. Esse Jesus não existe, por isso, não vão encontrá-lo.

Ó Pai, faz-nos encontrar teu Filho e reconhecê-Lo como nosso salvador e libertador. Que nos tornemos seus discípulos e discípulas e o anunciemos com alegria aos nossos irmãos e irmãs. Amém!

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Leitura da profecia de Ageu.
    Não se trata apenas te levantar um tempo, por mais belo que seja, mas sim fazer dele um sinal de que Deus está presente e atuante no meio de seu povo.

    Os os reinos deste mundo torna-se inquietos distante da Verdade do Reino de Cristo: caminho,, Verdade e vida. Quem é esse do qual ouvimos falar todos os dias? Pergunta que devemos fazer a nós mesmos para que encontremos também a resposta: quem é ele para mim?

    Senhor, nos ajude a encontrar teu Filho e o reconhecer como nosso salvador, nosso caminho é vida nos faz seus discípulos e discípulas anunciadores com a alegria da verdade e do amor . Amém

    ResponderExcluir
  3. Quem busca Jesus pensando em encontrar a se mesmo nunca o encontra.Que Ele livra- nós de sermos como Herodes que deixou o poder subir pela cabeça.

    ResponderExcluir

Postar um comentário