A Palavra se faz vida

As duas procissões

Lc 7,11-17

Por Pe. Geraldo Martins

Em sua itinerância missionária, Jesus, sempre acompanhado de multidões, fez a experiência de muitos encontros. Em todos eles, manifestava seu poder vivificador e sua misericórdia acolhedora, nascidos de sua grande compaixão. Quem tinha a graça de se encontrar com Jesus ou ser por Ele encontrado, sentia a alegria da vida nova e da esperança transformadora.

Vemos como isso se dá no texto de São Lucas, único a narrar a ressurreição de um jovem, filho único de uma viúva, na cidade de Naim (Lc 7,11-17). Tocado pela dor da mãe que, entre lágrimas, caminha para sepultar seu filho ainda jovem, Jesus a consola, não apenas com palavras, mas trazendo de volta o jovem a quem ordena: “Levanta-te” (Lc 7,14). 

É interessante observar que a ação de Jesus é precedida por sua compaixão. Este é o sentimento de que devemos nos revestir se, realmente, quisermos agir como Jesus diante das situações de dor e sofrimento de tantos irmãos e irmãs pobres e excluídos. Sem a compaixão, flertamos com a indiferença e ignoramos os que carecem de nossa solidariedade.

Vemos aqui, como lembra uma mensagem do Celam (2011), duas procissões: uma de vida – a que é liderada por Jesus, e outra, de morte – a que acompanha a viúva no sepultamento de seu filho. Quando esta última se encontra com a primeira, ela também se transforma em procissão de vida.

“Também nós encontramos em nosso caminho muitas ‘procissões de morte’. Machuca-nos a morte de tanta gente, vítima da violência causada pelo narcotráfico. Machucam-nos jovens gerações que se desencantam com as instituições que têm perdido sua credibilidade por causa da corrupção avassaladora. (...) Este encontro com Jesus é o ponto de partida de um novo caminho: ambas procissões, a da morte e a da vida, se convertem ao final em uma só, a da vida (Lc 7,16-17)” (Mensagem às Igrejas da América Latina e Caribe – Celam – 20.5.2011). É a visita de Deus que, em Jesus, se aproxima de nós para nos comunicar a vida nova que todos desejamos.

Senhor Jesus, vem ao nosso encontro e dá-nos a graça de fazer parte dos que te acompanham a fim de que ingressemos na procissão da vida, levantando tantos quantos vivem a morte de serem ignorados ou  condenados à pobreza e à exclusão. Amém!

Comentários

  1. Leitura da primeira Carta de São Paulo a Timóteo.
    Ser escolhido para administrar as coisas do Reino é de grande responsabilidade, e todos devem tomar consciência da dignidade de seu ministério.


    Deus visitou seu povo e o libertou, e a salvação tornou-se para nós dom divino. Jesus, vencedor da morte, revelação do Deus que salva.

    Senhor, vem ao nosso encontro, vai ao encontro de tantas mães que choram a morte de seus filhos e filhas nas trogas nos vícios, vai ao encontro de tantos filhos e filhas que choram a morte de seu pai sua mãe nos vícios daí a graça de todas e todos a graça de fazer parte dos que te acompanham a fim de que engressem na procissão da vida. Nós ajude a cantar o amor e a justiça e que trilhamos o caminho do bem, nos ajude a ser seu amigo. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário