A Palavra se faz vida

O lugar e o tempo da oração

Lc 6,12-19

Por Pe. Geraldo Martins

A oração ocupa um lugar especial na vida de Jesus. Sua oração se dá num contexto de deserto e solidão. Por isso escolhe, como lugar, a montanha, e como momento, a noite. Além disso, é uma oração prolongada.

Sua atitude nos mostra que temos necessidade de estar a sós com o Senhor. A oração, portanto, exige certo grau de exclusividade que nem sempre observamos. Muitas vezes, nos pegamos em oração em meio a atividades quando deveríamos silenciar estas para nos concentrarmos unicamente em nosso diálogo com o Senhor.

Chama atenção também o fato de Jesus escolher os Doze apóstolos exatamente após uma noite de oração. Como sua atitude nos ensina a nós que, nem sempre, nos habituamos a nos colocar diante de Deus quando temos que tomar decisões importantes na vida!

Além disso, a oração como que robustece Jesus para a missão. Dela ele extrai a força, o ânimo e alegria para servir e falar à multidão que vai ao seu encontro para ouvi-lo e ser curada. A multidão não se decepciona. Não se contentando em apenas ouvir, procura também tocar em Jesus para sentir sua força libertadora.

Somos convidados a fazer parte desta multidão e sentir o chamado que Cristo nos faz para sermos seus apóstolos. Como seus seguidores, nossa missão é anunciar a Palavra de Cristo aos que a querem ouvir e curar os que anseiam por vida, esperança, cura, libertação.

Ó Cristo, ensina-nos a fazer da oração momento privilegiado de encontro com o Pai e dá-nos a disposição para dedicar tempo a esse encontro. Pela oração, fortalece-nos e ilumina-nos em nossas decisões e ações. Amém!

Comentários

  1. Assim como Jesus vivia em oração antes de qualquer decisão, peço - lhe força e coragem para fazer da minha vida momentos fortes de orações e assim poder enchergar melhor e com bons olhos a realidade que nós cercam.

    ResponderExcluir
  2. Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
    Cristo é o fundamento, Rocha, raiz de nossa fé e de nossa salvação, por isso também hoje é preciso estar atento para "filosofias vãs", que querem nos seduzir.

    Jesus chamou a cada um dos discípulos pelo nome, e deu-lhes uma missão, pois, de agora em diante, serão eles o fundamento do novo povo de Deus.

    Senhor, ensina-nos a fazer do da nossa oração um momento de intimidade de privilégio de encontro com Deus. Amém

    ResponderExcluir
  3. Dai-nos força e sabedoria senhor, quando iremos até ti, pra poder levar sua palavra a tantos corações necessitados!!Amém.

    ResponderExcluir

Postar um comentário