A Palavra se faz vida

A quem temer

Lc 12,1-7

Por Pe. Geraldo Martins

Começando um novo discurso, agora para as multidões, Jesus faz três recomendações importantes para quem deseja ser seu discípulo. A primeira é um alerta para não se deixarem contaminar pelo jeito de ser dos fariseus, isto é, a hipocrisia. Esta é um fermento perigoso que pode levar a pessoa à perdição. É enganadora, falseia a realidade e tenta esconder a verdadeira identidade da pessoa. No entanto, nada fica escondido para sempre – “nada há de escondido que não venha a ser revelado” (Lc 12,2).

Deus nos dê seu Espírito a fim de distinguirmos quem são os fariseus de hoje – e são muitos presentes no mundo da política, da vida social, da vida religiosa... - a fim de não sermos contaminados por seu fermento – a hipocrisia.

Em seguida, Jesus mostra que não se deve temer quem ameaça e usa seu poder para dominar. E há muitas maneiras de fazer isso. Fica claro, portanto, que o caminho do discipulado comporta perseguição e sofrimento de todo tipo, mas aqueles que são a causa disso não devem ser temidos porque não podem fazer mais que isso (cf. Lc 12,4).

Deve-se temer, antes, a Deus para não se perder a salvação. O que significa isso? Ter medo de Deus? Claro que não! “Temer a Deus significa levar em conta, nas grandes decisões e no dia a dia da vida, que Deus é Deus – e só Deus é Deus! – e não querer de modo algum perdê-lo, pois só Ele é a vida e só Ele pode dar a vida” (Liturgia O Pão Nosso de Cada Dia)

A terceira recomendação é confiança total em Deus. Esta confiança é fruto do temor que se deve a Ele. Não podemos duvidar de que Deus cuida de nós, ainda que vivamos situações que nos apavorem e que nos fazem sofrer para além de nossas forças.

Quem confia em Deus vive da verdade, da transparência, da autenticidade e sem medo, porque Deus, que não se esquece dos pardais que valem tão pouco (Lc 12,6), cuida de seus filhos e filhas com carinho e ternura por seu valor infinito – os cabelos de sua cabeça estão todos contados (Lc 12,7), tal como faz com os pardais. Às vezes nos falta essa confiança e, então, nos entregamos ao medo, ao desespero, tornando-nos presa fácil daquilo que mata e que tem o poder de mandar para o inferno (Lc 12,5), isto é, o pecado, o mal, a omissão, a indiferença.

Senhor, livra-nos do mal da hipocrisia, liberta-nos do medo e enche-nos da confiança no teu amor, na tua graça, na tua proteção. Amém!

Comentários

  1. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
    Deus é misericordioso e bom e seu amor não tem medida, como também seu perdão.

    Jesus é a comunicação perfeita do Pai para conosco, e ela gera comunhão de vida e é nossa salvação, e assim espera que os discípulos ajam. A sua mensagem deve gerar em nós comunicação e comunhão. A palavra do Reino não é para ficar retida aqui ou ali, mas é para ser anunciada, e assim provocar a vida de comunhão entre as pessoas.

    Senhor, dai-nos a coragem de vivermos a verdade, a transparência mesmo quando somos machucado por causa da verdade e da transparência, mesmo quando a verdade parece mentira e a mentira parece verdade, nos livra da histórias do mal e nos liberta do medo, enche-nos da confiança do teu amor pois vós sois a nossa proteção e nosso refúgio. Obrigada por nos perdoar e nos faz ser feliz de verdade, perdoa Senhor a nossa falta. Amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor, livra- nós do mal da hipocrisia que destrói as pessoas e às vezes a nós mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário