A Palavra se faz vida

O exemplo de Jesus

Lc 6,12-19

Por Pe. Geraldo Martins

Três elementos chamam atenção no trecho do evangelho de Lucas proclamado na liturgia de hoje que celebra os apóstolos São Simão e São Judas Tadeu. O primeiro é o fato de Jesus ter passado a noite toda em oração. É próprio de Lucas apresentar Jesus em oração. Uma lição para nós sobre o valor da oração e sua importância na nossa vida. Observemos os seguintes detalhes na oração de Jesus: o lugar – na montanha; o horário – à noite; o tempo – a noite toda. A oração exige deserto, silêncio, exclusividade. O conteúdo da oração de Jesus, no entanto, é segredo entre Ele e o Pai. Nossa oração é como a de Jesus?

Após passar a noite em oração, a primeira atitude de Jesus é escolher os doze apóstolos. Esse é o segundo elemento que gostaria de ressaltar no evangelho. Isso nos permite pensar que sua decisão é fruto de seu diálogo com o Pai. Nossas decisões são resultado de nossa oração? Quanto tempo passamos diante de Deus para tomarmos nossas decisões, sobretudo, aquelas que têm poder de dar novo rumo às nossas vidas?

Apóstolo é aquele que é enviado para falar em nome de seu mestre e dele dar testemunho. Trata-se de um discípulo totalmente comprometido com seu mestre a ponto de representá-lo diante daqueles a quem é enviado. Isso lhe confere uma dignidade e uma responsabilidade incomuns. Pelo batismo, revestidos de Cristo, tornamo-nos seus apóstolos e, como tais, somos enviados a proclamar seu nome aos que não o conhecem ou dele se afastaram. Temos cumprido nossa missão?

Observemos, ainda, um terceiro elemento. Trata-se das pessoas procuram Jesus para ouvi-lo e tocá-lo a fim de ficarem curadas de seus males – “Dele saía uma força que curava a todos” (Lc 12,19). E nós, procuramos Jesus? Para que? Apenas para sermos curados ou para nos tornarmos seus apóstolos?

Ó Cristo, deixa-nos tocar em ti e cura-nos de tudo que nos atormenta a fim de que sejamos teus apóstolos e anunciemos teu nome a todos os irmãos e irmãs, buscando na oração a força e a luz para nossa vida. Amém.

Comentários

  1. Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.
    O Cristão sabe que somos de fato uma só família, fundada no Cristo e na pregação dos apóstolos, e por isso somos morada de Deus, edificada sobre a rocha que é Jesus, a pedra principal.

    Jesus reza intensamente antes de tomar a decisão da Escolha dos apóstolos, pois são eles que continuarão a missão já começada.
    Cada um de nós é uma pedra viva na igreja em que Deus habita, e onde nós mesmo somos templos vivos dele pois Ele vem morar em nós.
    Cristo Reza a noite inteira para depois escolher seus discípulos. Será que também devemos rezar para tomar nossas decisões?

    Senhor, cura-nos de tudo que nos impede de sermos teus apóstolos, que nos impede de anunciar o teu nome aos nossos irmãos e irmãs, e faz de nós junto com vossa Igreja, instrumentos de vossa redenção. Que sejamos envolvidos da coragem dos Apóstolos e assim possamos ser resposta de esperança para os nossos irmãos e irmãs sofridos. Amém

    ResponderExcluir
  2. Jesus, cura todas minhas feridas, incômodos que atrapalha a minha vida de oração para que eu possa viver mais unida a Ti e aos irmãos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário