A Palavra se faz vida

Jesus libertador

Lc 11,15-26

Por Pe. Geraldo Martins

Ao expulsar demônios, que na bíblia têm o significado de espíritos maus, Jesus revela que o Reino de Deus chegou porque, através de seus gestos, ele torna a pessoa humana livre e forte diante do mal. Seus adversários, porém, não veem assim e o acusam de ser aliado do chefe dos espíritos maus. Jesus os desmascara a partir de um raciocínio simples e lógico, mostrando que não é possível expulsar demônios por ordem do príncipe dos demônios porque o próprio demônio decretaria seu fim – “todo reino dividido contra si mesmo será destruído” (Lc 11,17).

A ação libertadora de Jesus, portanto, vem de Deus que possui as forças boas e vence as forças do maligno. Assim,  Jesus mostra que, se o demônio é forte, Deus é muito mais forte e o derrota implacavelmente (Lc 11,21-22). E, uma vez libertada do espírito mau, a pessoa precisa tomar uma decisão: ou confia totalmente a Deus ou se entrega ao espírito mau: “quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa” (Lc 11,23). Ninguém pode viver na indecisão.

É comum, às vezes, ficarmos divididos entre dois caminhos: perseverar no amor de Deus ou permanecer no “prazeroso” caminho do mal. Não são poucas as pessoas que, após experimentar a libertação trazida por Jesus, têm recaídas e voltam ao domínio do espírito mau, ficando em condições piores que antes (Lc 11,26). É sinal de que sua opção por Deus foi débil, sem convicção. Precisa fortalecer sua espiritualidade por uma vida de oração, de entrega a Deus e de serviço aos irmãos e irmãs.

As tentações são uma realidade em nossa vida e ninguém está isento delas. É necessário nos enchermos de Deus para vencê-las, resistindo, sem titubear, aos demônios (espíritos maus) que insistem em fazer morada no nosso interior para nos afastar do amor de Deus.

Senhor Jesus, pelo poder de Deus, vosso Pai, expulsais os espíritos maus e mostrais presente entre nós o Reino de Deus. Expulsai para longe de nós todas as forças do maligno que nos impedem de amar e servir com generosidade. Fazei-nos perseverar na vossa graça e no vosso amor. Amém!

Comentários

  1. Jesus ensina que a sua missão é acabar com o mal e a divisão na terra, trazendo-nos a verdade. Por isso diz: "quem não está a meu favor estar contra mim". Jesus é aquele que faz triunfar na terra o Reino de Deus e em cada um de nós há uma centella da luz divina que ajuda a iluminar o mundo e torná-lo melhor.

    Senhor, expulsai de nós o espírito mau e nos mostra o teu Reino presente entre nós. Amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor guarda - me do espírito do mal que as vezes quer destruir nosso amor pelo próximo e ficamos divididos ao invés de colocar somente o senhor como absoluto de nossa vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário