A Palavra se faz vida

Ouvir e praticar a Palavra de Deus

Lc 11,27-28

Por Pe. Geraldo Martins

No exercício de sua missão, Jesus desperta admiração de muitas pessoas por causa dos sinais que realiza, dos ensinamentos que profere, da forma como se relaciona com as pessoas, especialmente, os doentes e pobres. Muitas vezes, espontaneamente, o povo manifesta essa admiração como no texto de Lucas proclamado na liturgia de hoje. Para exaltar a Jesus, uma mulher, não identificada, rasga um elogio à mãe dele: “feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram” (Lc 11,27).

A resposta de Jesus – “muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 11,28) -, tem duas direções e está longe de ser uma desconsideração para com sua mãe. A primeira aponta exatamente para a grandeza de Maria, afinal, ninguém foi tão fielmente exemplar na capacidade de ouvir e praticar a Palavra de Deus quanto ela. Essa é a razão primeira de Maria ser bem-aventurada antes mesmo de ser mãe de Jesus.

Em segundo lugar, Jesus indica que todos são chamados a pertencer à sua família a partir da escuta e da prática da Palavra de Deus. “Ouvir a Palavra e colocá-la na própria vida, enfrentando os obstáculos e conflitos que daí virão, é que faz alguém ser efetivamente da família de Jesus; aí está a felicidade que importa” (Bíblia Pastoral).

Observemos, no entanto, que diante da Palavra devemos ter duas atitudes: ouvir e praticar. Aliás, São Tiago já nos adverte: “Sejam praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando a si mesmos” (Tg 1,22). Lembro-me de um padre que, em suas homilias, sempre repetia: “A Palavra de Deus foi escrita não para ser achada bonita, mas para ser praticada”. De fato, que adianta admirar a Palavra, mas não assumi-la por meio de uma prática transformadora?!

Senhor, perdoa-nos pelas vezes que fomos apenas ouvintes de tua Palavra. Ajuda-nos a praticá-la na alegria e no amor para vivermos a bem-aventurança prometida por teu Filho Jesus. Amém!

Comentários

  1. Leitura da profecia de Joel.
    Assim como a plantação que está madura espera por sua colheita, no mesmo modo Deus fará acontecer a justiça de todo o mal presente no mundo.

    ResponderExcluir
  2. Maria aparece de modo significativo na vida pública de Jesus. Fiel, foi também Peregrina em sua união com Filho até a cruz: pois em prática a palavra ouvida.

    Ouvir e praticar palavras de Deus já é o início da felicidade e de uma vida saudável e agradável a Deus.
    Jesus quer que as pessoas tenham um novo modo de proceder, ou seja, que sejam fiéis a sua palavra; por isso: "são felizes os que a colocam em prática".

    Senhor, nos perdoe pelas vezes que fomos apenas ouvintes de tua palavra. Vem nos ajudar a colocar em prática na alegria e no amor, que sejamos justos e nos alegremos no Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  3. Senhor ajudai- me a praticar a sua palavra no amor, no perdão e na alegria.Amem!

    ResponderExcluir
  4. Senhor, dá-me a graça de compreender sempre mais que a grandeza de Maria consistiu em ser fiel à tua Palavra acolhida e posta em prática com uma generosidade sem limites

    ResponderExcluir

Postar um comentário