A Palavra se faz vida

Vencer a ganância

Lc 12,13-21

Por Pe. Geraldo Martins

O pedido de alguém a Jesus que se manifestasse a seu favor na partilha de uma herança enseja-lhe a oportunidade de alertar contra um mal que ronda todo coração humano: a ganância. “Ainda que alguém seja muito rico, sua vida não é garantida pelos seus bens” (Lc 12,15), diz Jesus, mirando os que egoisticamente acumulam bens ignorando a carência e necessidade de seus irmãos e irmãs.

A parábola que Jesus conta mostra a insensatez de quem pensa que sua vida é garantida pelos bens que acumula. É a tradução mais evidente do egoísmo e da avareza que isolam a pessoa em seu mundo, fazendo-a pensar que ela basta a si mesma. Pessoas assim “ajuntam tesouros para si, mas não são ricas para Deus” (cf. Lc 12,21). São Paulo, escrevendo a Timóteo, vai afirmar que “a raiz de todos os males é o apego ao dinheiro” (1Tm 6,10). E quantos nos deixamos infectar por esse vírus...

O sistema que governa o mundo, centrado numa economia que estimula o acúmulo e a riqueza, leva o ser humano a prescindir-se do Transcendente e a esquecer-se de que somos todos irmãos e irmãs, corresponsáveis pela vida uns dos outros. O que explica a ganância e o acúmulo? Ao contrário do que alguns pensam, isso jamais significa desenvolvimento. Afinal, “o desenvolvimento não deve orientar-se para a acumulação sempre maior de poucos, mas há de assegurar ‘os direitos humanos, pessoais e sociais, econômicos e políticos, incluindo os direitos das nações e dos povos’”, ensina o Papa Francisco (Fratelli Tutti 122).

Senhor, livra-nos da tentação da ganância que fecha nosso coração aos irmãos e irmãs. Ensina-nos a prática da partilha e da solidariedade que nos torna ricos para ti e nos garante tua graça e teu amor. Amém.

Comentários

  1. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. A fé inabalável de Abraão o fez superar toda incerteza humana e colocar toda a sua confiança em Deus. Assim também devemos viver nossa fé.

    O evangelho de hoje no chama atenção para uma realidade muito presente na humanidade : o desejo giácomo ladem. A igreja ensina-nos que sobretudo que temos além necessário para viver de quê na mente pesa uma hipoteca social . A verdade é: falta pão da mesa de muitos,o que está sobrando na minha é por direito do outro que passa fome. Essa é a dinâmica do Reino, e se nós, em nossos egoísmo, tomamos outro caminho, certamente Deus pedirá conta dessa nossa atitude.
    Jesus ensina-nos que há de mais decisivo em nossa vida: o plano de Deus, que não mede o tanto que temos, mas o quanto te amor temos para o irmão. São extremamente frágeis os que pensam que tudo podem por causa do acúmulo de bens materiais; mas a vida depende unicamente da graça de Deus.

    Senhor, Livra-nos da tentação da ganância que fecha o nosso coração aos nossos irmãos e irmãs. Vem nos visitar e nos libertar vem nos salvar e nos liberta dos inimigos da ganância. Nos ajude a saber partilhar. Amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor livra-nos da tentação da ganância do ter que nós leva ao desamor para com nossos irmãos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário