A Palavra se faz vida

A força do simples e do pequeno

Lc 13,18-21

Por Pe. Geraldo Martins

Em sua missão de anunciar o Reino de Deus, Jesus usa de recursos que ajudam o povo a compreender em que consiste esse Reino. No texto proclamado na liturgia de hoje, Ele fala da força e do alcance desse Reino e se serve de duas comparações, uma ligada ao campo e outra, ao serviço doméstico, dirigindo-se ao homem e à mulher cujas tarefas eram bem definidas. O desejo de Jesus é que todos entendam sua mensagem e a acolham de coração.

Na pequenez quase insignificante de uma semente de mostarda e na pouca quantia de fermento na massa estão escondidas a grandeza, a força e a universalidade do Reino. Para que ele se manifeste, no entanto, é necessária a ação humana de tão somente lançar a semente na terra e de colocar o fermento na massa. O Reino de Deus, portanto, já está presente entre nós e se revela sempre que agimos em favor da vida, da justiça, da paz, do bem comum, por menor que sejam nossas ações.

O caminho do Reino se mostra, na maioria das vezes, oposto ao da sociedade. Esta aponta para o que é grandioso e espetacular, fechado em si mesmo. Aquele, para o pequeno, o simples e universal. São muitos os que fazem a opção pelo primeiro por entenderem que sua realização está naquilo que “brilha” e se mostra para todos. Assim, querem estar sempre em evidência, diante dos holofotes enganadores que o mundo oferece a quem busca fama e prestígio como se aí encontrassem a felicidade.

Busca e vive o Reino quem trilha a via da simplicidade e da humildade, dedicando-se ao outro por meio de gestos e ações pequenas e simples, mas que transformam e fazem a diferença na vida do outro. Suas ações trazem, ainda, a marca do silêncio e do ocultamento, como o grão de mostarda que se torna árvore grande, ou o fermento que faz toda a massa crescer. Ambos cumprem sua missão sem aparecer. Isso é o Reino e é assim que devemos nos agir no mundo.

Senhor, dá-nos a graça de compreender e buscar o teu Reino que se mostra no pequeno e no simples. Mostra-nos sua força e ajuda-nos a viver de tal modo que possamos dele participar. Amém!

Comentários

  1. Senhor Jesus dai-nos a graça de sermos sementes férteis, independente do tamanho, para possamos produzir frutos. Que sejamos fermentos na massa da construção do Teu Reino.

    ResponderExcluir
  2. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
    A humanidade sabe que o sofrimento de agora é passageiro e que a liberdade não é somente libertação do pecado, mas também participação na glória divina.
    O reino de Deus é como uma semente que, lançada a terra, cresce dia após dia; suas raízes torna-se profundas abundantes suas flores e seus frutos.
    Semente e fermento carregam escondidos a força da vida. Ela trabalha em silêncio, mas faz crescer. Eis nossa missão de cristãos. A semente e o fermento trabalham em silêncio, E isso não os impede de crescer; e assim deve ser nossa fé no Reino de Deus presente em nosso meio.

    Senhor, dai-nos a graça de compreender e buscar o teu Reino, que se mostra no simples, pequenos, pobres, desamparados e sofredores, muda o nosso coração como torrentes no deserto. Amém

    ResponderExcluir
  3. Senhor Jesus o teu Reino é de paz, justiça e amor.Ajuda- me a viver de verdade os valores do Reino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário