A Palavra se faz vida

O convite é para todos

Lc 14,15-24

Por Pe. Geraldo Martins

Todos são chamados a “comer o pão no Reino de Deus” (Lc 14,15), uma vez que a salvação oferecida por Deus em seu filho Jesus é para todos. Ocorre que nem todos acolhem o convite divino. Os primeiros convidados identificam-se com os que estão muito preocupados com seus bens, preferindo ocupar-se deles a ir para o banquete da vida. Isso nos faz pensar que “não chegam ao Reino as pessoas importantes, a gente séria onerada de compromissos, que não tem ‘tempo a perder’ e deve mandar a secretária pedir desculpas” (Missal Cotidiano).

Diante da recusa dos primeiros convidados, os pobres e excluídos tornam-se destinatários do convite para o banquete. Observemos que, primeiro são os que estão dentro da cidade, “nas praças e ruas”. Depois, os que estão fora da cidade, nas “estradas e atalhos” onde se aglomeram os pobres e os impuros e os pagãos. O detalhe da força empregada para levá-los ao banquete “quer apenas traduzir o triunfo da graça sobre sua falta de preparação, e não uma violação de sua consciência” (Bíblia de Jerusalém).

Lembra o papa Francisco que a salvação “é um dom de Deus ao qual se responde com outro dom, o dom do meu coração (...) e o Senhor nada pede em troca: só amor, fidelidade, como ele é amor e é fiel. Porque a salvação não se compra, simplesmente entra-se no banquete: Feliz daquele que se sentar à mesa no Reino de Deus! Esta é a salvação” (Papa Francisco, 7.11.2017). Cada um de nós também é convidado para o banquete do Senhor. Que resposta temos dado?

Não permitas, Senhor, que recusemos o convite para o banquete de teu Filho. Dá-nos responder ao teu chamado por meio de uma vida comprometida com a vivência e o testemunho do amor e do serviço. Amém!

Comentários

  1. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
    Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções recíprocas.

    Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fica cheia.

    O reino provoca a solidariedade e a partilha do pão ponto, quem o rejeita procura justificar suas próprias atitudes e os excluído encontraram nele seu lugar.

    Senhor, nos ajude a não recusar o seu convite para o banquete do teu Filho. Nos ajude a responder o teu chamado por meio de uma vida comprometida com a vivência e testemunho do amor e do serviço. O mundo melhor depende de todos e de cada um, nos ajude a fazer a nossa parte. Amém



    ResponderExcluir
  2. Um rei fez um grande banquete,o já foi convidado.Ajuda- nós Senhor a estarmos sempre atentos para o chamado a participarmos do banquete do teu Reino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário