A Palavra se faz vida

Nosso dever: servir

Lc 17,7-10

Por Pe. Geraldo Martins 

Esta passagem do evangelho de Lucas sempre nos deixa intrigados. Como interpretar esta afirmação de Jesus: “Somos servos inúteis”? Alguns até acham que a melhor tradução fosse “somos servos dispensáveis”.

No contexto do Reino de Deus, estas palavras de Jesus são um alerta para nosso compromisso que nasce de nossa adesão a Jesus. Uma vez que nos identificamos como seguidores e seguidoras do Cristo, como seus discípulos e discípulas, é nosso dever servir. Essa é nossa tarefa, não há outra.

O serviço, no Reino de Deus, deve ter a marca da gratuidade. Daí a expressão: “fizemos o que devíamos fazer, somos servos inúteis”.

Muitas vezes, as pessoas atuam nos serviços pastorais esperando recompensa traduzida em privilégios, em tratamento diferenciado. É como se estivessem comprando a graça de Deus. É como se dissessem: “eu atuo em tal pastoral, ajudo em tal obra e, quando eu precisar, a Igreja tem que me atender”. O evangelho de Lucas mostra que a lógica de Jesus é outra.

Duas lições nascem deste texto de São Lucas: gratuidade e humildade. Sem isso não se pode servir a Deus. Perguntemo-nos: como temos vivido essas duas virtudes tão próprias dos discípulos e discípulas de Jesus?

Senhor, concede-nos a graça de praticar a gratuidade na humildade, reconhecendo que só em Ti somos capazes de servir com amor e alegria. Amém!

Comentários

  1. Leitura do livro da Sabedoria.
    Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; mas eles estão em paz.
    A sabedoria vem nos ensinar que a imagem do homem, criado à semelhança de Deus, é imortal, justos brilharão como centelhas.

    Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.
    Deus ao premiar nosso serviços, está coroando seus próprios dons, e somos " servos inúteis" porque sem Ele nada podemos fazer.
    Nossa vida depende do Senhor, e estamos aqui na terra para prestar serviço em nome Dele; é o que nos leva a servir os nossos irmãos e irmãs com humildade, como discípulos e discípulas de Jesus.

    Senhor, nos ajude a praticar a gratuidade na humildade, que nossa alma se gloria e é se alegra com os humildes, só em ti podemos servir com amor e alegria . Amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor, conceda - me a graça de praticar a humildade e caridade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário