A Palavra se faz vida

Saber agradecer

Lc 17,11-19

Por Pe. Geraldo Martins

A caminho de Jerusalém, Jesus vai revelando, a cada encontro ou situação vivida, que sua missão é libertar, incluir e gerar vida nova. Dele se aproximam os pobres, doentes e marginalizados, tomados pela esperança de serem restaurados em sua vida e dignidade.

É o que vemos no evangelho de hoje, quando dez leprosos vão até Jesus e suplicam por compaixão. Condenados a viver fora da cidade por conta de sua doença, carregavam o peso do abandono, da discriminação, da exclusão. Seu isolamento social era permanente e soava como um castigo. A compaixão de Jesus os cura e os reintegra na comunidade.

A gratidão manifestada por um dos curados é exaltada por Jesus, especialmente, pelo fato de ser estrangeiro. Ao voltar a Jesus para agradecer, aquele estrangeiro manifesta o reconhecimento da bondade e da grandeza de Deus diante de sua indigência e pequenez. Nessa hora é que é verdadeiramente curado e salvo – “Levante-se e vá! Sua fé salvou você” (Lc 17,19).

Saber agradecer é um dom e nem sempre o praticamos, seja por negligência, seja pela incapacidade de perceber ou admitir a ação de Deus em nós. “A oração de ação de graças começa sempre a partir do reconhecer-se precedidos pela graça. Fomos pensados antes que aprendêssemos a pensar; fomos amados antes que aprendêssemos a amar; fomos desejados antes que brotasse um desejo no nosso coração. Se olharmos para a vida desta forma, então o “agradecimento” torna-se o motivo-guia dos nossos dias” (Papa Francisco, 30.12.20).

Ó Pai, nós te agradecemos por teu amor que nos cura e por tua graça que nos guia. Tem sempre compaixão de nós e não nos deixes viver na escuridão da ingratidão. Amém.  

Comentários

  1. Tende compaixão de nós senhor,pois só tu tens palavras de vida eterna.

    ResponderExcluir
  2. Leitura do livro da Sabedoria.
    A vós governante, dirigem-se as minhas palavras. Escutai para que aprendais a sabedoria.

    É preciso estar sempre disponível ao dom da salvação, como fez o leproso agradecido. Ao contrário buscaremos o bem só para nós mesmo.
    Leproso voltou curado, voltou para agradecer, pois, pela palavra do próprio Jesus, além da cura recebeu o dom da fé e o reconhecimento desse dom.


    Senhor, nós te louvamos, obrigado pelo teu amar que nos cura, pela tua graça que nos guia, nos liberta da ingratidão. Obrigado por nos liberta das mãos que nos oprime, obrigado por nos fazer sentir filhos, filhas de Deus, tenha compaixão de nós e nos faz livres da escravidão dos poderosos. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário