A Palavra se faz vida

O Reino entre nós

Lc 17,20-25

Por Pe. Geraldo Martins

Uma das grandes preocupações das primeiras comunidades cristãs era com o fim dos tempos. Esperava-se que isso fosse ocorrer rapidamente e que a volta de Jesus era iminente. A preocupação que os fariseus apresentam a Jesus, neste texto de Lucas, indica essa direção – quando vai chegar o Reino de Deus? (cf. Lc 17,20). Esta continua sendo a dúvida de muitos que vivem do medo e do escrúpulo e, assim, não sentem o amor e a misericórdia de Deus, que liberta e salva.

A resposta de Jesus tem duas direções. Ele mostra, primeiro, o modo como o Reino virá (cf. Lc 17,20). Não será de forma ostensiva, ou seja, de maneira exagerada, exuberante, espalhafatosa. O Reino se mostra de forma discreta. Em muitas ocasiões Jesus revelara isso por meio de parábolas. Significa, então, que os menos atentos poderão não perceber o Reino que se manifesta no que é simples e discreto.

Em segundo lugar, Jesus fala onde está o Reino e, consequentemente, quando ele virá. Diz Jesus: “o Reino está entre vocês” (Lc 17,21). Esta resposta nos remete ao próprio Jesus. Sua presença entre o povo é a presença do Reino. Onde está Jesus, está o Reino. Portanto, em Jesus, o Reino já chegou. E é fácil compreender isso. Em Jesus e por Jesus, a vida renasce, a esperança se renova, tudo se transforma: os cegos veem, os mudos ouvem, os mortos ressuscitam, os doentes são curados, os pobres são acolhidos, os pecadores são perdoados. Eis o Reino presente!

Como discípulos e discípulas de Jesus somos desafiados a perceber os sinais do Reino entre nós. Duvidar que esses sinais existam é duvidar da presença de Cristo em nós. Quanto mais nos comprometermos com a defesa da vida e da dignidade humana; quanto mais lutarmos pelo respeito à nossa Casa Comum; quanto mais nos esforçarmos para viver os valores do Evangelho – o amor, o perdão, a partilha, a fraternidade, a paz – tanto mais seremos capazes de mostrar o Reino de Deus presente entre nós.

Ó Cristo, assiste-nos com tua luz a fim de que saibamos ver o Reino de Deus que mostraste presente entre nós. Faz-nos anunciadores desse Reino e que participemos dele com alegria. Amém.

Comentários

  1. Leitura do livro da Sabedoria.
    A sabedoria é um reflexo da luz eterna e espelho sem mancha da atividade de Deus.
    Estamos sempre buscando a verdade e isso nos leva a nos encontrarmos com Deus, pois Ele é a verdade eterna.


    Jesus nos fala do Reino que Ele veio implantar, o qual devemos descobrir no meio de nós mesmos.
    Não há nada demais decisivo do que aceitar Jesus Cristo como revelação da eterna sabedoria divina, sempre presente no meio de nós.
    Se o nosso coração permanecer como pedra, frio e sem vida, o Reino de Deus não atinge com intensidade a vida da humanidade.


    Senhor, dai-nos a tua luz e a sabedoria a fim de que saibamos ver o teu Reino presente entre nós. Nós ajude a anunciar a tua palavra que permanece firme como a terra que firmastes. Amém

    ResponderExcluir
  2. O Reino de Deus é de quem têm amor!Ele está entre nós.Devemos saber cultiva- lo.

    ResponderExcluir
  3. O Reino pertence ao Senhor, e está semeado nas simplicidades da nossa vida

    ResponderExcluir

Postar um comentário