A Palavra se faz vida

Servir somente a Deus

Lc 16,9-15

Por Pe. Geraldo Martins

A parábola do administrador infiel (Lc 16,1-9) é explicada por Jesus e traz como centro a relação que se deve ter com o dinheiro ou ‘mammona’. Três aspectos chamam nossa atenção neste texto. 

Em primeiro lugar, a afirmação de Jesus: “façam amigos com o Dinheiro da iniquidade” (Lc 16,9). “O dinheiro é chamado ‘da iniquidade’ não porque aquele que o possui o adquiriu mal, mas ainda, de maneira geral, porque na origem de quase todas fortunas há alguma desonestidade” (Bíblia de Jerusalém). Alguém duvida disso? As riquezas humanas são injustas na medida em que desviam a pessoa humana do Reino de Deus e ignoram os que vivem à margem do que lhe é necessário para ter uma vida digna

O segundo aspecto é a afirmação central do texto: “Ninguém pode servir a dois senhores... vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Lc 16,13). É impossível afirmar-se de Deus cultuando a riqueza, vivendo somente para o dinheiro. “Quando a pessoa faz do dinheiro seu único ponto de apoio e sua única meta, a obediência ao Deus verdadeiro desaparece” (José Antônio Pagola – O caminho aberto por Jesus - pag. 267). E são tantos que servem mais ao dinheiro do que a Deus! Na desculpa de que o dinheiro é importante, de que ninguém vive sem dinheiro por causa do sistema no qual vivemos, acabam por transformar o dinheiro em seu deus.

Por fim, o escárnio dos fariseus diante do discurso de Jesus (Lc 16,14). Observemos que São Lucas afirma com todas as letras que os fariseus eram “amigos do dinheiro”. Equivale dizer que eram dominados pela avareza. Esta, diz São Paulo, é a raiz de todos os males (1Tm 6,10). Para os fariseus e para nós vale o seguinte alerta: “Para ser de Deus não basta fazer parte do povo eleito nem prestar-lhe culto no templo. É necessário manter-se livre diante do Dinheiro e ouvir o chamado a trabalhar por um mundo mais humano” (José Antônio Pagola – O caminho aberto por Jesus - pag. 266). Somos capazes disso?

Senhor, queremos servir somente a ti. Dá-nos tua força a fim de vencermos a tentação da avareza. Não permitas que nos deixemos dominar pelo desejo das riquezas que nos afastam de ti e do teu Reino. Amém!

Comentários

  1. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
    A comunidade cristã é feita de pessoas e de sua dedicação; por isso o apóstolo reconhece a cada uma pelo nome.
    Sanudai-vos uns aos outros com o beijo santo.

    Nossa fidelidade mostra-se nas coisas pequenas e corriqueiras, pois quem nelas é fiel também o será nas maiores e extraordinárias.
    É preciso descobrir a grandeza de ser fiel as coisas pequenas, para que nos sejam também confiadas as coisas grandes, como o compromisso com o Reino.
    Jesus exalta a fidelidade nas pequenas e nas grandes coisas; e ela nos manterá firmes e não deixará nos desviarmos da verdadeira riqueza.

    Senhor, nos faz fiéis, pois nós queremos servir somente a ti. Dai-nos a tua força a fim de vencermos as tentações das ambições. Nós faz livres na tua graça amém

    ResponderExcluir
  2. Não podemos servir a Deus e aí dinheiro! Ensina nós senhor a vencer a tentação da avareza que escraviza e distância o ser humano do bem e da justiça.

    ResponderExcluir

Postar um comentário