A Palavra se faz vida

Condição para ser da família de Jesus

Mt 12,46-50

Por Pe. Geraldo Martins

A Igreja celebra, hoje, a memória da apresentação de Maria, uma festa que é celebrada desde o século VI pela Igreja Oriental, mas incorporada à liturgia da Igreja de Roma somente a partir do século XIV. Inspirada no Proto-evangelho de Tiago, esta festa faz memória à entrada de Maria no Templo de Jerusalém. Por meio dela, a Igreja afirma que Maria, além de ser um verdadeiro templo onde habita Deus, “nos ajuda a exaltar Deus por sua maravilhosa obra de salvação” (Missal Cotidiano).

O evangelho proclamado nesta memória convida-nos a compreender quem, verdadeiramente, faz parte da família de Jesus. Falando às multidões, Jesus recebe a notícia de que sua mãe e seus parentes acabam de chegar e gostariam de falar com ele. Jesus aponta para os que o escutam e diz que seus parentes são os que fazem a vontade do Pai que está nos céus (cf. Mt 12,50).

Longe de desconsiderar a grandeza de sua mãe ao fazer tal afirmação, Jesus a exalta de forma extraordinária e a coloca como modelo de quem, realmente, quer se consagrar a Deus. Afinal, ninguém supera Maria no cumprimento da vontade do Pai de quem se fizera serva (cf. Lc 1,38).

Tampouco Jesus recusa seus laços consanguíneos. Diz Santo Ambrósio: “Não se propõe aqui a recusa ofensiva dos parentes, mas ensina que os laços espirituais são mais sagrados do que os laços de sangue”.

Diante deste evangelho devemos nos perguntar: sinto-me membro da família de Cristo? A resposta dependerá de nossa disposição em cumprir ou não a vontade do Pai que Jesus nos revela ao longo de seu ministério.

Maria, serva fiel do Pai, ajuda-nos a cumprir sua vontade a fim de pertencermos à família de Jesus, teu filho querido. Amém!

Comentários

  1. A igreja quer lembrar a primeira doação que Nossa Senhora fez de si mesma, tornando-se assim modelo de quem se entrega generosamente ao serviço do Reino e procura sempre fazer em sua vida à vontade de Deus. Maria, Sim, merece ser amada por nós, pois ela é a figura completa que nos faz exaltar a Deus, colocá-lo em primeiro lugar em nossa vida, por sua maravilhosa obra redentora. Sede bendita, Santa Mãe de Deus.

    Na leitura da profecia de Zacarias.
    Sião e Jerusalém são a mesma coisa: cidade construída sobre o monte, lugar privilegiado onde Deus Vem habitar.
    O senhor vem fazer sua morada no meio do seu povo escolhido, por isso Ele só pode se alegrar naquele que vem.


    Estendendo a mão para os discípulos Jesus disse: " Eis minha mãe e meus irmãos ".
    Jesus não despreza a família humana, mas coloca em sua base a íntima união com Ele, que é fazer a vontade do Pai.

    Mãe Maria nos ajuda a seu exemplo de ser serva fiel do Pai a cumprir a sua vontade e pertencer a família de Jesus seu Filho querido. Que o nosso espírito se alegra em Deus nosso Salvador, que o seu amor de geração em geração chega até nós e que sejamos fiéis ao seu amor. Amém

    ResponderExcluir
  2. Nossa Senhora interceda por todos nós..Amém!

    ResponderExcluir
  3. Maria, ajuda- me a responder sempre seu sim como tu dissese teu filho Jesus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário