A Palavra se faz vida

 A oferta de valor

Lc 21,1-4

Por Pe. Geraldo Martins

Diante de Deus, o que vale é a medida do coração. A viúva ofertou tudo o que possuía. Praticamente nada. Mas, era seu tudo. Abre mão do quase nada que possuía para sobreviver e o oferta a Deus. Por isso recebe o elogio de Jesus.

Quem, ao contrário, oferece o que sobra, não recebe elogio. Jesus não disse que está errado. Diante de Deus, porém, tem mais valor a oferta que nasce do amor de um coração dedicado a Deus.

Assim, a mensagem principal deste texto de Lucas é a disposição para se doar na oferta que se faz. É isso que devemos aprender com esta viúva do evangelho. O egoísta nunca fará isso porque tem olhos apenas para si mesmo e para seus bens. Não tem sensibilidade para com o outro. O ganancioso também não aprende com a viúva porque só pensa em acumular.

Na sua pobreza, a viúva “entendeu que, se tiver Deus, tem tudo; sente-se amada totalmente por Ele e, por sua vez, ama-o também de modo total. Que bonito exemplo, aquela velhinha! Hoje Jesus diz-nos, também a nós, que a medida de juízo não é a quantidade, mas a plenitude. Não é questão de porta-moedas, mas de coração” (Papa Francisco – 8.11.2015)

Não pensemos, contudo, que nossa oferta a Deus se resuma a dinheiro. Cada um de nós é convidado a olhar para os dons que recebeu e colocá-los inteiramente a serviço de Deus na pessoa dos irmãos, na vida de comunidade, no compromisso com a construção de um mundo novo, expressão de Reino de Deus entre nós. Quem se acomoda em sua zona de conforto, indiferente ao clamor dos pobres por justiça e liberdade, trilha o caminho oposto da viúva que, em suas duas insignificantes moedas, entregou-se totalmente a Deus. 

Pai amado, dá-nos a graça de um coração desapegado, capaz de reconhecer-vos como nosso único bem a quem devemos nos entregar inteiramente, sem reservas. Amém!

Comentários

  1. Leitura do livro da profecia de Daniel.
    Não se achou ninguém, dentre todos os presente que se igualasse a Daniel, Ananias Misael e Azarias.

    Deus colocou em nossos corações seu amor pelo Espírito Santo. Assim, é a caridade o primeiro e mais necessário dom, pelo qual amamos a Deus acima de tudo e ao próximo por causa Dele. Ouvindo sua Palavra e tendo o auxílio de sua graça, seremos, Sim, capazes de servir com alegria e desprendimento. É deste modo que se distingue verdadeiro discípulo de Cristo: amor a Deus e amor aos irmãos e irmãs.
    Compreende o que é o amor quem faz a experiência dele com a plena entrega e total Liberdade, como a viúva do templo.
    A pobre viúva, além de sua grande fé e de sua generosidade, abandona-se inteiramente à providência divina.

    Senhor, dai-nos um coração desapego, capaz de reconhecer que é o único e verdadeiro bem que devemos nos entregar inteiramente sem reservas. Amém

    ResponderExcluir
  2. Jesus é o único bem,pois só Ele nos satisfaz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário