A Palavra se faz vida

1ª Quarta-feira do Advento

Leituras:

Is 25,6-10a

Mt 15,29-37 

Convidados ao banquete da vida

Por Pe. Geraldo Martins

O profeta Isaías descreve uma nova realidade que surge a partir da bondade e da misericórdia de Deus que põe fim a todo sofrimento e situação adversa, como a cadeia e a teia, que prendem os povos, e o pior de todos os sofrimentos que é a morte. Isso é motivo de alegria e de festa que o próprio Deus patrocina com um banquete especial.

Esta boa notícia, contudo, só será reconhecida por quem espera e confia no Senhor. Quem assim age, experimenta a salvação que Deus realiza gratuita e generosamente. Sentar-se à mesa com o Senhor e saborear o banquete que Ele oferece é para quem faz do Senhor a razão de seu viver e nele coloca toda sua confiança.

Jesus é aquele que vem para garantir esse banquete, especialmente, aos pobres e famintos da história. Rodeado de “coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes” (Mt 15,30), Jesus é todo atenção para com eles. Não os ignora, não fica indiferente à sua dor e não os abandona à sua própria sorte como, muitas vezes, fazemos com pobres e excluídos.

Movido pela compaixão, Jesus vê que não têm o que comer. A fome é ameaça concreta à vida. Alimentar é direito humano fundamental e ninguém o ignora impunemente. A fome, realidade de milhões de irmãos e irmãs nossos, nos desafia a todos, sobretudo, quando nos damos conta de que sobra alimento na mesa dos ricos e opulentos. 

A solução para que todos participem do banquete da vida é, antes de tudo, a partilha. Quando cada um de nós for capaz de abrir mão do que tem, pouco ou muito, em favor dos que nada têm, todos se saciarão e a vida triunfará. Então, entenderemos a eucaristia que o banquete oferecido pelo Cristo prefigura.

Quando pensamos que o que se gasta com armas seria mais que suficiente para acabar com a fome no mundo, perguntamo-nos: quando a humanidade se deixará guiar pela compaixão, ensinada e vivida por Jesus, a fim de não despedir as multidões famintas “para que não desmaiem pelo caminho”?!

Senhor, queremos participar do banquete que nos ofereces e que teu Filho torna presente entre nós. Movidos pela confiança e esperança em teu amor, enche-nos da compaixão que nos faz ver a fome de nossos irmãos e irmãs e nos move ao gesto da partilha que vence a fome e celebra a vida. Amém!

Comentários

  1. Leitura do livro profeta.
    O senhor convida todos os povos para o seu banquete e enxugará as lágrimas de todas as faces.
    Quanta Esperança Brota nessa página da escritura, que nos mostra o Deus que jamais nos abandona, principalmente os pobres e sofredores.
    Mas ninguém é excluído do seu amor.


    Jesus cura muitos e multiplique os pães. Seus milagres mostram que os tempos messiânicos chegaram.
    Todos podem acercar-se Dele, que nos acolhe em sua misericórdia, e a todos sacia a fome de vida e de pão.

    Senhor, vem saciar a nossa fome de justiça, nós ajude a participar do teu banquete oferecido pelo teu Filho Jesus, dai-nos a confiança e a esperança que necessitamos, enche-nos de compaixão que nos faz vê a fome dos nossos irmãos e irmãs, nos ajude a saber partilhar. Amém

    ResponderExcluir
  2. Jesus é aquele que vêm para garantir- nós o banquete esterno.

    ResponderExcluir

Postar um comentário