A esperança e a fé dos pequenos e simples

1ª Terça-feira do Advento

Leituras

Is 11,1-10

Lc 10,21-24

(Acesse aqui)

 A esperança e a fé dos pequenos e simples

Por Pe. Geraldo Martins

A chegada do Messias, anunciada pelo profeta Isaías, é motivo de alegria e de esperança para o povo que vive a dura realidade do exílio. Guiado pelos dons do Espírito, o Messias inaugurará um novo tempo de paz, de harmonia, de prosperidade em que o impossível se realizará: lobo e cordeiro vivendo juntos, leopardo deitando-se com o cabrito, bezerro e leão comendo juntos, vaca e urso também, criança brincando com cobra sem sofrer dano algum (Is 11,6-8).

Vivemos, hoje, tempos difíceis e, “diante da realidade, que tantas vezes se apresenta cheia de atos violentos e prepotentes, e do aumento dos pobres e oprimidos, dos perseguidos e marginalizados, somos tentados de desconfiança” (Missal Cotidiano). Quando assistimos a guerras, como as de Israel e Palestina, Rússia e Ucrânia, e a tantos outros conflitos, perguntamo-nos onde está a saída e qual o significado de celebrar a vinda do Senhor?! Somos, pois, desafiados em nossa fé e esperança.

É preciso fazer-nos pequeninos para perceber e reconhecer a ação de Deus em situações tão contraditórias. Os sábios e inteligentes deste mundo não serão capazes disso por causa de seu orgulho e vaidade que os levam a olharem para si mesmos e não para o Messias que vem a nós na simplicidade e na pobreza de uma criança. Ele traz consigo a força e o poder de quem não julga pelas aparências, mas faz justiça aos humildes (Is 11,3-4).

Só quem se reveste da humildade e da simplicidade é capaz de ver e acreditar no novo tempo que o enviado de Deus inaugurará para toda a humanidade. Deus se rende sempre aos pequenos e pobres, como lembra Santa Terezinha: “Sinto que se, por impossível, achasses uma alma mais frágil, menor que a minha, comprazer-te-ias em ajudá-la com favores ainda maiores, se se abandonasse com inteira confiança à tua misericórdia infinita”.

Senhor, sonhamos com tempos novos de paz, harmonia e serenidade. Dá-nos acolher com alegria e fé teu Filho, o único capaz de nos trazer o que desejamos e sonhamos. Faz-nos pequenos e simples para vermos as maravilhas que os grandes e sábios não conseguem enxergar. Amém!

 

 

 

Comentários

  1. Leitura do livro do profeta Isaías.
    Diante do aumento dos pobres e oprimidos, dos marginalizados e excluídos, a palavra nos dá a esperança e nos faz crer numa humanidade renovada.
    A realidade que se apresenta diante de nós é, muitas vezes, violenta, pois traz ameaça à vida das pessoas. Porém, um dia realiza-se- à o fala nesta profecia.

    Os pobres de Deus são os que estão convencidos de sua insignificância, e se deixam penetrar pela sabedoria divina, pois "pobres verão a Deus".
    Os pobres são todos aqueles que acolhe com simplicidade e abertura de coração a sabedoria divina e não se iludem pela vã sabedoria humana.

    Senhor, sonhamos com tempos novos de paz, harmonia, que em nossas lutas e preocupações diárias, possamos contar com a graça de Deus, e descobrir sua presença junto de nós. Dai-nos acolher com alegria e fé teu Filho, o único capaz de realizar os nossos sonhos e desejos. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário