A exemplo de Maria, viver na graça e no amor

Imaculada Conceição de Maria

Leituras:

Gn 3,9-15.20

Ef 1,3-6.11-12

Lc 1,26-38

(Acesse aqui) 

Por Pe. Geraldo Martins

Celebrada desde o século XI e proclamada como verdade de fé em 1854, a Imaculada Conceição de Maria convida-nos, não só a reafirmar nosso amor e carinho para com a mãe do Salvador, como também a imitar sua pureza e sua entrega no cumprimento da vontade do Pai.

O livro do Gênesis, proclamado na liturgia de hoje, ressalta o cuidado de Deus para com sua criatura predileta. O pecado nos desnuda e nos faz esconder de Deus por medo e vergonha. Deus, porém, se revela pai misericordioso que vai ao encontro do pecador para oferecer-lhe perdão, não castigo ou punição. E o faz por meio de uma mulher cuja descendência vencerá o mal que ameaça de morte seus filhos e filhas (cf Gn 3,15).

 Maria é esta mulher que, plena de graça, recebe a missão de gerar o salvador da humanidade. Preservada da mancha do pecado, Ela se faz serva do Senhor e assim procederá até o fim de sua missão. Nela se cumpre a promessa de Deus de nos enviar alguém que destruirá, de uma vez por todas, o pecado e a morte.

Nestes tempos em que grande parte dos pregadores destacam mais o pecado que a graça, o castigo que o perdão, o medo que a confiança, a Imaculada Conceição de Maria nos ensina que Deus é amor misericordioso. Quem nele confia e a Ele se entrega não precisa ter medo de nada porque sua bondade e misericórdia ultrapassam todo limite.

O Advento torna esta festa ainda mais significativa porque nos faz compreender que em Jesus, aquele que vem a nós na simplicidade e na pobreza de uma criança, todos somos abençoados e escolhidos para sermos “santos e irrepreensíveis” (Ef 3,4). E isso, graças a Maria que, com seu sim, se tornou ativamente participante do mistério de nossa redenção.

A Imaculada Conceição de Maria não deixa de nos interpelar em relação à vida da graça que deve habitar em nós. Somos desafiados a viver longe do pecado, vencendo toda tentação que, inevitavelmente, bate à nossa porta. Quanto mais nos enchermos de Deus, a exemplo de Maria, tanto menos espaço haverá em nossa vida para o pecado e o mal.

A ela rezemos: “Segura a minha mão, Mãe, guia-me: contigo terei mais força na luta contra o mal, contigo redescobrirei a minha beleza original. Confio-te a minha vida, a minha família, o meu trabalho, confio-te o meu coração e as minhas lutas. Consagro-me a ti!” (Papa Francisco, 2022)

Comentários

  1. Maria, com o seu “sim”, colabora, de modo admirável, no projeto de salvação que Deus realizou n'Ela

    ResponderExcluir
  2. Enganados pela serpente, pela própria maldade, nós pecamos e ficamos nus, com medo ponto escondemo-nos de Deus. Mas Deus pôs inimizade entre nós e o pecado. Pecar nunca nos faz bem! Assim, Deus nos chama a ser seus filhos adotivos, santos imaculados diante dele no amor. Nossa Senhora é essa santa Imaculada na força do Espírito, ela gerou Jesus, o Santo Imaculado, o primogênito de todos nós. Dóceis a ele Como foi Maria, não será impossível a Deus fazer, também de nós, filhos santos imaculados no amor como Ele.

    Leitura do livro do Gênesis.
    Deus pôs inimizade entre nós e o pecado; na maldade jamais nos realizará.
    O pecado entra no mundo pela desobediência e atrapalha a relação entre os seres humanos. É preciso vencer o demônio da maldade.

    Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.
    Cristo nos garante a herança da vida eterna ainda que sejamos pecadores, somos escolhidos por Deus como seus filhos adotivos.
    Em Jesus Cristo, Deus Pai nos escolheu para a alegria da santificação e da vida nova.

    Com o sim de Maria, Deus realiza o impossível: faz dela humana, mãe de seu divino e eterno Filho.
    E no seu ventre, livre de todo pecado, foi gerado o Salvador da humanidade.

    Segura minha mão, Mãe me guia me dê forças pra lutar contra o mal, contigo me faz redescobriremos a beleza original, protege, guia e cuida da minha família e do meu trabalho, confio em ti as minhas lutas não me deixa desistir. Amém

    ResponderExcluir
  3. Nossa Senhora Imaculada,segura minhas mãos ,pois assim terei mais força.

    ResponderExcluir

Postar um comentário