A libertação vem de Deus

Quinta-feira da 2ª Semana do Advento

São João da Cruz - Memória

 

Leituras:

Is 41,13-20

Sl 144(145),1.9.10-11.12-13ab (R. 8)

Mt 11,11-15

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

Ao longo da história da Salvação, Deus sempre se apresenta como aquele que vem em auxílio de seu povo, sobretudo, quando este se encontra em situação desoladora como a do exílio. O texto de Isaías proclamado na liturgia de hoje mostra isso com clareza quando apresenta Deus como aquele que vem para resgatar seu povo da opressão e do sofrimento que o aflige.

A nós também Ele toma pela mão e diz: “não tenham medo, eu ajudarei vocês” (cf Is 41,13). Ele nos conduz pelos caminhos da libertação e nos anima com a nova realidade que fará surgir. Ele é quem atende os pobres e não os deixa morrer de sede (cf. Is 41,17). Deus é nossa esperança e certeza de salvação.

No evangelho, Jesus rasga um elogio a João Batista, revelando sua grandeza e sua importância no mistério de sua encarnação e de sua missão. “Dentre os nascidos de mulher, nenhum é maior que João Batista, mas o menor no Reino é maior que ele” (cf. Mt 11,11). O que significa isso? Que “agora que o Messias veio, começou o novo tempo no qual o recinto sagrado é tomado de assalto pelos pecadores que seguem Jesus, e que forçam o ingresso (v. 12). O menor desses ‘intrusos’ acha-se em lugar mais alto do que João” (Missal Cotidiano).

O Advento nos prepara para acolher a Deus que vem ao nosso encontro, como falou o profeta Isaias. Em Jesus, Ele se revela o Emanuel, o Deus conosco, que o Batista mostrou presente entre nós. Devemos ir ao seu encontro e nos deixar conduzir por Ele a fim de sentirmos a alegria da vida nova que Ele nos traz.

Senhor, toma-nos em tuas mãos, não nos abandones, mas guia-nos por teus caminhos e sacia nossa sede de amor, de paz e de fraternidade. Por teu filho, cujo Natal estamos para celebrar, faz-nos participantes de teu Reino de justiça e de verdade. Amém!

Comentários

  1. Dentre os nascidos de mulher, ninguém foi maior que João Batista. Somente Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Senhor, toma as frente da direção de minha vida. Amém

    ResponderExcluir
  3. São João da Cruz fez a grande experiência de contemplar a Deus e descobrir por meio dela a imensidão de seu amor. É tão bom e belo poder parar um pouco a cada dia, e contemplar seu amor para conosco e a beleza do verbo encarnado. Quando mergulhamos na imensidão do Silêncio, descobrimos o Deus que vem e nos reveste com sua luz.

    Leitura do livro do Profeta Isaías.
    Transformarei o deserto em Lagoas e a terra seca e nascentes d'água, diz o Senhor.
    O Profeta vai descrevendo o poder e a misericórdia de Deus para com seu povo: "eu sou o teu Salvador, o Santo de Israel".

    De todos os homens que já nasceram, não surgiu nenhum maior do que João Batista.
    O Reino é o novo tempo, que veio para ficar no meio de nós, e conquistam-no aqueles que não tem medo de viver seus valores.

    Senhor, guia-nos por teu caminho e sacia nossa sede de amor, de paz e de fraternidade. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário