A obediência que nasce da fé

Segunda-feira da 3ª Semana do Advento – 18 de dezembro

Leituras:

Jr 23,5-8

Sl 71(72),1-2.12-13.18-19

Mt 1,18-24

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Os cristãos somos movidos pela esperança. Uma esperança do verbo ‘esperançar’, que nos impulsiona e nos lança na luta pela conquista daquilo que sonhamos: uma vida nova, liberta de todas as amarras que nos prendem e nos impedem de servir e amar.

O profeta Jeremias anuncia a chegada de um novo rei, que exercerá seu reinado como um pastor, guiado pela sabedoria e construtor da justiça. Profetiza sobre o retorno do povo do exílio, fruto da ação amorosa e misericordiosa de Deus que jamais abandona seus filhos e filhas, apesar de suas infidelidades. Quem espera no Senhor, sempre celebra a vitória.

Cristo é aquele que Deus nos envia para nos conduzir na sabedoria e na justiça. Descendente de Davi, torna-se filho adotivo de José que lhe dá a descendência davídica. José, descrito como justo, é o centro da liturgia de hoje. Como Maria, também ele recebe o anúncio do anjo de que será o pai de Jesus. Como Maria, abandona-se nas mãos de Deus, acredita em sua promessa e faz conforme o anjo lhe dissera em sonho (Mt 1,24). Precisamos redescobrir o lugar e a importância de José na vida de Jesus e na nossa própria vida. 

O que nos ensina José? Que a humildade, iluminada pela fé e pelo temor de Deus, é que nos faz encontrar Deus e responder à missão que Ele nos confia. Que a fé  nos conduz à obediência quando Deus se manifesta a nós. “Só quem está disposto à franca obediência a Deus, ouvirá sua palavra e poderá colaborar em sua obra, porquanto só quem sabe ouvir sabe também obedecer” (Missal Cotidiano).

Senhor, dá-nos a fé, a humildade e a obediência de São José a fim de respondermos sempre ‘sim’ à missão que nos confias. Amém!

Comentários

  1. Na mesma fé e determinação de José eu quero estar, Senhor! 🙏🏽

    ResponderExcluir
  2. Aprendamos com José a ser humildes,pois é através da humildade ,iluminada pela fé e do tfmor de Deus,que podemos encontrar Deus e dar o nosso SIM à missão que ele nos confere.

    ResponderExcluir
  3. Iniciamos, nessa semana, a preparação mais intensa para celebração do nascimento de Cristo. O Filho de Deus, vem para o meio de nós, por causa do designo do Pai. Assim é o amor de Deus, que deseja aproximar-se de nossa pequenez, de nossa humanidade, para mostrar-nos seu Imenso Amor. Pensemos um pouco: como pode um Deus aproximar-se de nós, que somos tão ingratos para com Ele? Seu amor não encontra medida, e sua misericórdia é infinita. É na descoberta do amor de Deus por nós que nos preparamos bem para seu Natal.

    Leitura do livro do profeta Jeremias.
    Nós aguardamos a vinda do Senhor, como outrora o povo de Israel esperou a vinda de um rei para salvá-lo e libertá-lo.

    José, homem justo, também foi escolhido por Deus como pai adotivo de Jesus e ele, obediente, assumiu sua missão em silêncio, mas de coração aberto.

    Senhor, dai-nos a fé, a humildade, a justiça e a obediência de São José a fim de respondermos sempre sim ao seu chamado, a missão que nos confia nos ajude a sermos fiéis . Amém

    ResponderExcluir
  4. Assim como Maria, nós cristãos somos movidos pela esperança.

    ResponderExcluir

Postar um comentário