A rocha que nos protege

1ª Quinta-feira do Advento

Leituras:

Is 26,1-6

Mt 7,21.24-27

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Em quem colocamos nossa confiança? Esta pergunta emerge do texto de Isaías proclamado na liturgia de hoje. O profeta revela que só é feliz quem espera no Senhor e faz dele a rocha de sua vida (cf Is 26,4). Ele é o fundamento sobe o qual devemos construir toda nossa existência sem correr nenhum tipo de risco. Dele é que nos vem a proteção contra tudo o que nos desafia e ameaça, deitando por terra os que confiam em si mesmos, tomados de orgulho e presunção (cf Is 26,5).

Esta palavra do profeta se cumpre em Jesus Cristo, a rocha firme sobre a qual devemos construir nossa casa para que não seja derruba pelo vento ou pela tempestade das provações a que somos expostos continuamente (cf Mt 7,24s). Constrói sua casa sobre a rocha quem põe em prática a vontade do Pai revela por Jesus.

O Advento nos faz pensar em que tipo de cristãos nos tornamos: nos que dizem crer, mas não praticam ou nos que afirmam sua fé e seguimento a Jesus a partir de uma prática vigorosa de seus ensinamentos, expressão da vontade do Pai?

Ninguém de nós deve ser juiz de ninguém, porém, é fato que muitos querem entrar no Reino de Deus vivendo uma fé de aparência, sem compromisso com as exigências do evangelho, ignorando por completo o projeto de Jesus que é de vida e libertação para todos. Há orações e devoções que beiram a superstição e se tornam puro ritualismo. São os que dizem “Senhor, Senhor”, mas negligenciam a vontade do Pai (cf Mt 7,21). Constroem sua casa sobre a areia do descompromisso e da indiferença às causas do Reino.

Jesus é a única rocha que dá segurança à nossa vida. Tê-lo como fundamento significa optar por uma vida semelhante à sua, calcada na pobreza, na simplicidade, no escondimento, no serviço, no amor, no perdão e na doação de si mesmo. Poder, riqueza, fama, luxo são areia e há muitos que constroem ou sonham construir a casa de sua vida nesta base. Não resistirão aos ventos e tempestades da vida.

Senhor, não permitas que construamos nossa vida sobre outro fundamento que não teu Filho Jesus Cristo. Dá-nos, pois, disposição e ânimo para colocarmos em prática tua vontade e não nos desviarmos do caminho do bem, da justiça e do amor. Amém!

Comentários

  1. Leitura do livro do profeta Isaías.
    O senhor deseja um povo que seja justo, cumpridor da palavra, mas sobretudo, um povo simples e humilde.
    O justo pode sentir-se desamparado, mas sua segurança está no Senhor, e sua fidelidade o sustenta. Assim deve ser o povo de Deus.
    Em todos os tempos depositamos nossas confiança no Senhor, pois é Ele a rocha eterna que nos sustenta e nos firma em seu amor.

    O Advento é um tempo de preparação para o Natal. Por isso é também um tempo de penitência. Não podemos desperdiçar a graça nesse tempo favorável. É muito oportuno que, no Advento, nós cristãos façamos uma boa revisão de sua vida buscando a conversão, reconhecendo os próprios pecados, mas sobretudo, procurando corrigir-se e reconciliar-se com Deus e com os irmãos e irmãs.




    Deus quer pessoa sinceras. "Aquele que faz a vontade do pai entrará no reino do céu."
    Dua por dia podemos construir nossa vida sobre a rocha firme que é Cristo, aquele que vem por amor e para nos salvar, e nele não há ruína alguma.
    A vida não é folha seca que se esvaia ao sabor do vento, portanto, deve ser construída inspirada no evangelho de Jesus, rocha firme e inabalável.


    Senhor, não permitas que construamos nossa vida sobre outro fundamento que não seja o teu Filho Jesus. Nos ajude a buscar o refúgio sempre em ti, abra pra nós a porta da justiça, nos ajude a permanecer firmes e nos anima quando sentirmos desanimados . Amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor nos dê força e perseverança para nós tornarmos cada vez mais firmes na fé.

    ResponderExcluir
  3. Senhor dá nos força e perseverança para trilhar os seus caminhos. Mesmo que eu tento desviar. Não afaste de mim amém

    ResponderExcluir
  4. Senhor, que a sua vontade seja feita em minha vida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário