Acolher o Senhor que vem

 Sábado da 3ª Semana do Advento

23 de Dezembro

 Leituras

Ml 3,1-4.23-24

Sl 24(25),4-5ab.8-9.10 e 14

Lc 1,57-66

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Deus vem ao encontro de seus filhos e filhas. É o que nos diz o profeta Malaquias. Um mensageiro será enviado para preparar os caminhos e a chegada do Senhor (cf. Ml 3,1). Na visão do profeta, este mensageiro era Elias cujo retorno todos esperavam. A chegada do Senhor, por sua vez, inaugurará um novo tempo – “ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor” (Ml 3,3). De que precisamos ser purificados para acolher a graça do Senhor?

Iluminado pelo Novo Testamento, este texto nos remete, primeiro, a João Batista, o precursor, que o próprio Cristo aponta como o Elias que deveria vir (Mt 11,10; 17,12; Mc 1,2). Em segundo lugar, a Jesus Cristo, o Senhor (Dominador) que “chegará ao seu templo” (Ml 1,1) para purificar a humanidade e libertá-la de tudo o que a aprisiona e faz sofrer.

O Advento é um convite à preparação para a chegada do Senhor que vem para nos comunicar a vida nova que esperamos. Por isso, devemos pedir com o salmista: “mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada!” (Sl 24,4).

João Batista, ao ter confirmado seu nome por Zacarias, fugindo à tradição de trazer nome de parentes (cf Lc 1,61), dá sinais de que terá uma missão especial. Daí todos, em meio a alegria e admiração, se perguntarem: “o que virá a ser este menino?” (Lc 1,66). E nós, como vemos os sinais de Deus em nossa vida e na vida de nossos irmãos e irmãs?

Senhor, dá-nos a graça de acolher com alegria teu filho que vem para nos purificar e nos tornar criaturas novas. Amém!

Comentários

  1. Quem lança a semente na terra fica na esperança de vê-la nascer, crescer e dar fruto. Deus, por sua livre decisão, plantou a eterna semente de seu amor no meio de nossa humanidade: Jesus Cristo. Vivemos na expectativa de sua chegada pois só nele encontramos a salvação. Admirável é nosso Deus que, com amor, continua a nos colocar ao seu lado, concedendo-nos sua misericórdia. Vimos resplandecer na liturgia deste tempo do advento o Deus que vem ao encontro da humanidade. E se alguém disso dúvida, deve refletir mais um pouco sobre o nascimento de João Batista e do próprio Jesus. Com nossas vozes cantamos: "Senhor, vem salvar teu povo, das trevas da escuridão. Vozes que clamam são ouvidas por Ele, e quem crê sabe por onde ir e que caminho seguir.

    Leitura da profecia de Malaquias.
    O coração humano, quando está reconciliado com Deus, sabe reconhecer sua visita.
    Quem tem coração aberto, deixa Deus produzir continuamente seu amor nele e assim é iluminado sem cessar pela luz divina.


    Todo Nascimento traz alegria para toda a família, mas o de João Batista é dom incalculável pois ele veio para preparar e anunciar a chegada do Redentor.
    O nome de João Batista significa: "aquele que anuncia a misericórdia de Deus". E essa misericórdia é o imenso poder de Deus que veio até nós.

    Senhor, mostra-nos os vossos caminhos, e nos faz conhecer a vossa estrada. E nos dar a graça de acolher com alegria o teu Filho que vem para nos purificar e nos tornar criaturas novas. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário