Esperar no Senhor

1º Sábado do Advento

Leituras:

Is 30,19-21.23-26

Mt 9,35-10,1.6-8

(Acesse aqui)

 

 Por Pe. Geraldo Martins


A dor e o sofrimento são realidade da vida que nos atinge a todos em maior ou menor grau. De Deus é que nos vem a força para suportá-los e superá-los como ouvimos no profeta Isaías. O próprio Deus vem ao nosso encontro para eliminar aquilo que nos faz chorar. Ele proporcionará tempos novos, garantindo chuva para as sementes e frutos em abundância (cf Is 30,23).


Somos, pois, estimulados a colocar nossa confiança e esperança no Senhor, mas, como diz Paulo Freire, uma esperança do verbo ‘esperançar’ que significa levantar-se, ir atrás, não desistir. É dessa esperança que nos fala o Advento, não da esperança de quem espera passivamente, colocando toda a responsabilidade em Deus.


A missão de Jesus que ensina, como mestre, e cura, como pastor, devolvendo a todos e todas a alegria da vida (cf Mt 9,35), enche-nos dessa esperança que vem de esperançar. Sua compaixão pela multidão que parece ovelha sem pastor é fonte dessa esperança. Somos chamados a imitá-lo em sua missão de levar vida aos que a têm ameaçada.


Ao enviar os discípulos para a missão, Jesus confia-lhes seu poder de curar os doentes, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos e expulsar os demônios (cf. Mt 19,8). A missão de Jesus continua em nós. Não nos é permitido, portanto, viver na indiferença diante da dor e do sofrimento de tantos que o sistema exclui, descarta e mata.


Lembremo-nos de que “a fé, a salvação que recebemos, não é dom exclusivo para guardarmos só para nós: devemos transmiti-los aos outros, continuar a corrente sem interrompê-la” (Missal Cotidiano). Assim, daremos de graça o que de graça recebemos (Mt 9,8) e mostraremos o Reino dos Céus presente entre nós.


Senhor, vem ao nosso encontro e estanca tudo o que nos aflige e faz chorar. Dá-nos, a exemplo de teu filho, a compaixão que abre nossos olhos para o sofrimento de teu povo e nos move a lutar por vida em abundância para todos. Amém!

 

 

Comentários

  1. Leitura do livro do profeta Isaías.
    O povo de Deus pode abrir mais os olhos para perceber o quanto Deus já realizou em seu favor, pois " não se cansa de ouvir o clamor de seu povo".
    O povo deseja a presença do Senhor, mas o próprio Deus antecipa-se e aproxima-se da humanidade, pois seu desejo é usar de sua misericórdia.

    Os apóstolos são continuidade de Jesus no mundo e por isso fazem as mesmas coisas que Ele fez, pois seu desejo é a salvação de todos.
    A fé é dom, e nos leva ao compromisso insubstituível de anunciar a presença do Reino a todos os que esperam uma palavra de ânimo.

    Senhor, vem ao nosso encontro e nos cura de tudo que nos faz sofrer e chorar, nos ensina a ter compaixão como o teu filho Jesus, nos ensina a lutar a favor dos nossos irmãos e irmãs que sofrem, e nos move a lutar por vida em ambulância pra todos. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário