O agir extraordinário de Deus

Terça-feira da 3ª Semana do Advento

19 de Dezembro

Leituras:

Jz 13,2-7.24-25a

Sl 70(71),3-4a.5-6ab.16-17

Lc 1,5-25

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

A mesa da Palavra da liturgia de hoje nos fala de dois nascimentos extraordinários, Sansão e João Batista. Ambos são fruto da intervenção de Deus porque nascem de mães que eram estéreis. A mãe de Sansão, cujo nome não é revelado, e Isabel, mãe de João Batista, foram agraciadas pela bondade divina, deixando, assim, sua condição de exclusão em que a esterilidade as colocava. Nelas, Deus age extraordinariamente como sempre faz em favor dos pequenos, dos pobres e dos simples.

Estes dois meninos, cada um a seu tempo, são manifestação de Deus em favor de seu povo escolhido. O primeiro foi “consagrado a Deus, desde o ventre materno até ao dia da sua morte”. Abençoado por Deus, agiu segundo seu espírito (Jz 13,7.25). O segundo também tem missão especial. Repleto do Espírito Santo, reconduzirá o povo de Israel e caminhará à frente deles a fim de convertê-los e prepará-los para o Senhor (cf. Lc 1,15-17).

Chama atenção, no entanto, o modo diferente como a mãe de Sansão e Zacarias receberam a mensagem do enviado de Deus. A primeira não coloca dúvida no anúncio. Zacarias, ao contrário, duvida de que o impossível possa acontecer. Como ser pai se sua esposa é estéril e ambos idosos? Pediu uma prova para acreditar na promessa de Deus.

O Advento nos convida à experiência do encontro com Deus que vem ao nosso encontro comunicar-nos seu amor e sua misericórdia que libertam e salvam. De que esterilidades necessitamos que Deus nos liberte?

Senhor, dá-nos a graça de jamais duvidar de tua promessa e faz-nos merecedores de teu agir extraordinário para sermos libertos de tudo o que exclui e marginaliza. Amém!

Comentários

  1. Eu creio e acredito nas promessas de Deus! Ele veio, está conosco e virá sempre para nós liberar.

    ResponderExcluir
  2. Senhor obrigado, pois suas promessas são eternas.

    ResponderExcluir
  3. Leitura do livro dos Juízes.
    Na Bíblia encontramos outros anúncios de nascimento de pessoas com Missão Especial como Jesus.
    Deus mostra sua força e sua presença em instrumentos frágeis, como a mãe de Sansão que era estéril e ele lutara em favor do povo de Israel para salvá-lo.
    Deus sempre fez grandes coisas por meio de pessoas simples e frágeis, pois gratuito é o dom do amor de Deus para conosco.


    Deus fala continuamente conosco, como falou com Zacarias aquele dia; mas, se não fizermos silêncio também seremos incapazes de ouvir sua voz.
    O Anjo anuncia Zacarias o nascimento de João Batista, e isso significa que não há mais Barreiras pois o céu chegou à terra.


    Que seria de nós se Deus tivesse nos abandonados? O pecado é uma desastrosa recusa do pai e dos irmãos; é uma revolta contra a natureza e contra nós mesmo. No entanto, Deus, por nós ofendido, toma a iniciativa de vir ao nosso encontro.

    Senhor, dai-nos a tua graça de jamais duvidar de tua promessa, e ajuda-nos a fazer do nosso coração uma manjedoura bem preparada ponto de logo, sem mais tardar! Para assim seremos libertos de tudo o que exclui e marginaliza. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário