O fogo da profecia

Sábado da 2ª Semana do Tempo Comum

Leituras:

Eclo 48,1-4.9-11

Sl 79(80),2ac e 3b.15-16.18-19 (R. 4)

Mt 17,10-13

(Acesse aqui)


Por Pe. Geraldo Martins

A liturgia de hoje nos apresenta Elias como personagem central. Por seu caráter, coragem e compromisso com a verdade, é conhecido como o “profeta de fogo”. O texto de Eclesiástico, proclamado na liturgia, mostra um pouco do muito que foi Elias – ele “surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha”; “fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes” (Eclo 48,1.3).

Como Elias, também nós somos chamados a nos deixar conduzir pelo zelo nas coisas de Deus. O compromisso que nasce do nosso batismo de anunciar a boa nova e ser protagonista de um mundo novo bem que poderia se inspirar nesse profeta que, sem medo, cumpriu sua missão de forma intensa. Arda em nós o mesmo fogo que levava Elias a enfrentar as injustiças e idolatrias de seu tempo.

O próprio Cristo reconhece a grandeza de Elias cuja volta era esperada por muitos como sinal da chegada do Messias. Jesus, no entanto, faz perceber que João Batista é que veio, comparando-o, de certa forma a Elias, dadas as semelhanças entre eles: austeridade, coragem, testemunho. A resistência, porém, fechou o coração dos que se opunham a Jesus e não foram capazes de reconhecer em João Batista a missão de Elias. Por isso Jesus disse: “Elias já veio, mas eles não o reconheceram” (Mt 17,12).

O Advento é apelo à fé que nos leva ao encontro de Jesus e nos faz proclamá-lo nosso salvador. Cristo, no entanto, se dá a conhecer não apenas na criança pobre e desprovida da manjedoura, em Belém, mas em todos os pequeninos e em muitas outras situações e profetas e profetizas de nossos tempos. Se nos fecharmos em nós mesmos, em nossas próprias verdades e em nossas conveniências, agiremos como os conterrâneos de Jesus, que não só se opuseram a Ele, mas o combateram e o condenaram à morte, inconformados com sua missão e profecia.

Senhor, acende em nós o fogo da coragem e da profecia que faz arder nosso coração no anúncio de teu Filho que vem neste natal para nos trazer a vida nova do amor, da paz e da fraternidade. Amém!

Comentários

  1. Senhor, profetiza minha família uma vida nova. Amém! 🙏🏽

    ResponderExcluir
  2. Senhor, acende em nós o fogo da profecia para que possamos ter vida nova no Natal que se aproxima.

    ResponderExcluir
  3. Leitura do livro do El.
    O profeta Elias esforça-se para que o povo tenha muito ardor para com o Deus único, e por isso muito o incomodava com suas palavras.
    Elias era muito Zeloso para com culto do verdadeiro Deus;e proclama com coragem a verdade, sem medo daqueles que detinham o poder.

    Jesus prepara os discípulos para a missão que eles terão, mostrando-lhes quem Ele é e qual será a consequência do anúncio da Verdade.
    Do mesmo modo como João Batista foi rejeitado por causa de sua pregação e do anúncio da verdade, também Jesus sofrerá a rejeição por parte dos homens.

    Senhor, dai-nos a coragem e nos dá a luz de Deus que faz arder nossos corações pelo o anúncio verdadeiro do teu Filho Jesus. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário