O itinerário da fé

Quarta-feira – Oitava do Natal

27 de Dezembro

 

Leituras:

1Jo 1,1-4

Sl 96(97),1-2.5-6.11-12 (R. 12a)

Jo 20,2-8

(Acesse aqui)


Por Pe. Geraldo Martins

O evangelista São João, cuja festa celebramos hoje, identificado como “aquele que Jesus amava” (cf. Jo 13,23; 20,2), foi um dos apóstolos mais próximos de Jesus. A ele “o Senhor confiou o maior número de encargos e os mais íntimos segredos” (Missal Cotidiano). Tudo isso é sinal de como João assumiu de forma radical o discipulado de Jesus, tornando-se sua grande testemunha conforme ele mesmo afirma em sua carta – “isso que vimos e ouvimos, nós lhes anunciamos” (1Jo 1,3).

Esta é também nossa missão. Fazer a experiência de Cristo e anunciá-lo aos irmãos e irmãs a fim de que todos encontrem nele a razão de sua vida. No evangelho, João como que nos mostra o itinerário da fé e do discipulado: correr, ver e acreditar. Três verbos que supõem disposição e ânimo, despojamento de pré-conceitos e abertura ao desconhecido e novo.

O correr de João não significa um ir à deriva, sem direção nem rumo, em busca do nada. É o anúncio da ressurreição de Cristo que o tira da tristeza e da acomodação que a morte de seu mestre lhe trouxera. Assim, o correr de João é motivado pelo desejo de fazer a experiência do Crucificado-Ressuscitado. E como tem pressa! Corre até mais que Pedro. Não quer perder tempo. Deveríamos aprender isso com ele. E quantos há que ficam indiferentes, inertes, apáticos diante do anúncio da Ressurreição de Cristo!...

Os pés de João o levam ao túmulo de Jesus, mas seus olhos é que veem os sinais de vitória e de vida do Crucificado-Ressuscitado. Contendo sua ansiedade e respeitando a primazia de Pedro, seus olhos o conduzem ao interior do túmulo depois que Pedro entra. Está extasiado! Maravilhado! O mestre cumpriu sua palavra. A ressurreição de Jesus não é uma miragem. É pura realidade! E nós, o que vemos quando somos instigados a ir ao encontro do Crucificado-Ressuscitado? Só um olhar despido de pré-conceitos é capaz de ver além dos sinais. 

Da visão, João passa à fé. Ele “viu e acreditou” (Jo 20,8). O que viu? O túmulo vazio e “as faixas de linho no chão” (Jo 20,5). Só isso. Nada mais. O suficiente para acreditar que o Crucificado estava vivo. Era o que ele desejava. Lição para muitos que, movidos pela incredulidade, fazem mil e uma exigências para crer que Jesus vencera a cruz e vive entre nós.

Senhor, dá-nos coragem, disposição e ânimo para fazer o itinerário da fé e torna-nos, a exemplo de São João, discípulos amados de teu filho. Amém! 

Comentários

  1. João foi Apóstolo e Evangelista. Sua presença no novo testamento é decisiva. A mensagem que nos deixou em suas três cartas no Evangelho mostra-nos o que é mais fundamental para o Cristão no segmento de Cristo: "amai-vos uns aos outro". Praticando este mandamento, sabemos que ele nos basta, e nele encontramos o caminho da eternidade e da profunda vivência humana. João esteve ao lado de Jesus na ultima ceia e no julgamento e é o único apóstolo que esteve presente no Calvário junto com Nossa Senhora.

    Leitura da primeira Carta de São João.
    Deus estabeleceu a definitiva comunhão conosco por meio de seu Filho, "vida eterna que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós".
    Quem vive em comunhão vive no amor, e é capaz de ouvir, ver, tocar e contemplar a Palavra da Vida.
    O amor e a vida são realidades que devem ser comunicadas."o que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos. "

    Maria Madalena não percebeu de imediato que o sepulcro vazio era sinal de vida, e Pedro e João correndo juntos mostram sua adesão a Jesus que é Vida.
    A ressurreição de Jesus é a nova criação é a Páscoa definitiva, e Ele torna-se a luz da nova manhã para toda a humanidade.

    Senhor, nos ajude a compreender o seu evangelho, dai-nos coragem, disposição, ânimo e fé pra fazer a tua vontade, pra dar testemunho a exemplo de João. Nos ajuda a nos alegrar no Senhor a sermos justos e testemunhar a sua glória. Amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor! Usa-me como um instrumento de sua vontade. Amém

    ResponderExcluir
  3. Quem ama, acredita; só o amor nos faz perceber os sinais da ressurreição que estão à nossa volta

    ResponderExcluir
  4. Nossa Missão: fazer a experiência de Cristo e anuncia-lo aos irmãos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário