Obedecer sempre ao Senhor

Sexta-feira da 2ª Semana do Advento

Leituras:

Is 48,17-19

Sl 1,1-2.3.4 e 6

Mt 11,16-19

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

Tudo muda em nossa vida quando obedecemos ao Senhor. Se, ao contrário, não damos ouvidos aos seus mandamentos, preferindo agir segundo nossos critérios e desejos, experimentamos a dor, o sofrimento e a solidão. Ele nos ensina coisas úteis e nos conduz por seus caminhos, recorda o profeta Isaías (Is 48,17). O exilio que tanto machucou o povo de Deus foi resultado de sua desobediência e infidelidade a Deus. Não foi um castigo, como se Deus estivesse punindo sua culpa, mas consequência das opções do próprio povo que se desviou dos caminhos divinos.

Sempre que optamos por nossos próprios caminhos, ignorando o que Deus nos propõe, vivemos experiências que nos fazem sofrer. É nossa fidelidade aos preceitos divinos que nos garante um caminho de paz, de prosperidade e de realização plena (cf. Is 48,18). Lembra-nos o salmista que feliz é quem “encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar” (Sl 1,1). Esse terá a luz da vida.

Quando nos convencemos de que só nos mandamentos do Senhor é que encontramos a vida que buscamos, então, não teremos dificuldades de acolher o Cristo que vem ao nosso encontro, enviado pelo Pai. Ao contrário de muitos de sua época que, semelhantes a crianças, não se contentavam com nada e nem definiam a quem seguir – reclamaram tanto de João Batista quanto de Jesus (cf. Mt 11,18s) – saberemos reconhecer Jesus como aquele em quem encontramos a libertação e a vida.

Diante desta palavra, com o papa Francisco, perguntemo-nos: “Penso que Jesus é Mestre que ensina a salvação ou vou procurar um guru que me ensine outra? Um caminho mais seguro ou refugio-me debaixo do teto das prescrições e dos muitos mandamentos feitos por homens? E assim sinto-me seguro e com essa - é um pouco duro dizer isso - segurança compro minha salvação, que Jesus dá gratuitamente com a gratuidade de Deus? Resisto à salvação de Jesus?” (Papa Francisco, 3.10.2014).

Ó Deus, não permitas que nos desviemos de teus mandamentos e de teus caminhos. Faz que, vivendo com fidelidade nosso discipulado no seguimento de teu Filho, obtenhamos a salvação que Ele nos mereceu. Amém!

Comentários

  1. Senhor, me fortaleça para superar os obstáculos e seguir enfrente nos propósitos. Amém

    ResponderExcluir
  2. Deus sempre teve a iniciativa do amor. Ele é gerador de vida e é vida. O pai foi fazendo aliança com seu povo até chegar a aliança definitiva com seu filho Jesus Cristo. Na verdade, Deus está sempre presente colocando diante de nossos olhos sua proposta de amor; Para que tenhamos a vida. Assim como podemos contar a cada dia com a luz do sol do mesmo modo podemos ter a certeza de que Ele está presente e não se afasta de nós.
    O tempo do advento há de abrir nossos ouvidos para escutar a palavra que vem do Senhor. Sua palavra é salvação, e nossos olhos e ouvidos devem estar bem abertos para acolhê-la. Ela encanta, motiva e entusiasma todos os que acolhem. Deus, Por Amor, comunica-se conosco, e sua mais Sublime comunicação é seu Filho Jesus Cristo Ele é a palavra viva encarnada, amor presente e eterno no meio de nossa humanidade só um Deus que ama de verdade pode preocupar-se com a nossa frágil humanidade.

    Leitura do livro do profeta Isaías.
    O senhor conduz seu povo e multiplica a paz, se andarmos em seu caminho.
    A experiência humana já nos mostrou que longe de Deus não há paz e nenhum ser humano se realiza em sua vida.

    Jesus critica os que não aceitaram o João e nem a Ele, e difamando-os pensam neutralizar sua mensagem. Existe coisas semelhantes em nossos dias?
    Temos muitas coisas pelas quais cuidar e muitas preocupações, e certamente por isso não percebemos nem descobrimos a presença de Deus e de seu Reino bem Junto de nós.

    Senhor, não nos deixa desviar dos seus mandamentos de teus caminhos. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário