Amados pelo Amado

Quinta-feira da 3ª Semana do Advento

21 de Dezembro

 

Leituras (próprias):

Ct 2,8-14 ou Sf 3,14-18a

Sl 32(33),2-3.11-12.20-21

Lc 1,39-45

(Acesse aqui)

 

Por Pe. Geraldo Martins

O casamento é uma das imagens mais usadas para falar da relação de Deus com seu povo Israel, no Antigo Testamento, e de Jesus com a Igreja, no Novo Testamento. Vemos esta imagem neste belíssimo poema do Cântico dos Cânticos, proclamado na liturgia de hoje.

O amado vem do campo ao encontro da amada que está na cidade. Tomado de alegria, ele a convida para encontrá-lo, pois é novo tempo: o inverno já passou, a chuva já se foi, as flores florescem, despontam figos nas figueiras (Ct 2,11-13). Pleno de amor, ele anseia por sua amada, exalta sua beleza e a deseja mais que tudo – “deixa-me ver tua face, deixa-me ouvir tua voz” (Ct 2,14).

É consolador saber que esse é o amor de Deus por nós. Ele é que vem ao nosso encontro, exalta nossa beleza e como que implora para correspondermos ao seu amor. Como resistir a um amor assim?!..

O advento nos faz perceber e sentir, com toda sua força, esse amor de Deus que vem a nós em Jesus que se encarna e assume nossa condição humana. A jovem Maria torna-se instrumento de Deus para a manifestação deste seu amor pela humanidade. Em sua visita a Isabel, é exaltada por sua prima que reconhece a graça especial que Deus lhe concede – “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu" (Lc 1,45).

Ambas têm em comum a presença e a força do Espirito Santo que as leva a exaltar o amor de Deus que as agracia com a maternidade de forma espetacular. Maria, de modo particular, com seu gesto de “partir para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente” à casa de Isabel (Lc 1,39) parece mostrar o quanto Deus tem pressa de nos encontrar. Levando em seu ventre o Salvador, ela se torna mediadora desse encontro a fim de sentirmos o amor do Amado que vem a nós.

Devemos aprender com Maria esse gesto do levantar-se e ir apressadamente comunicar a todos o amor de Deus. Para tanto, precisamos vencer tudo aquilo que nos paralisa e nos tira o ânimo de caminhar.

Ó Maria, faz-nos sentir o amor de Deus que a impeliu a colocar-se apressadamente no caminho do serviço gratuito e generoso. Amém!

Comentários

  1. Na leitura do livro do Cântico dos Cânticos.
    O Senhor vem para despojar sua Igreja, e nela fazer sua habitação; e todo o povo de Deus aguarda a vinda do amor eterno.
    Os homens e mulheres devem abrir a alma, e acolher o amor de Deus deposita em cada um de nós, e assim"ergue-se do inverno... e abraçar o tempo das canções".

    Na leitura da Profecia de Sofonias.
    Deus vá, por meio do profeta, o povo sentir sua voz e seu amor que é sem limites e sem fronteiras.
    Não há por que cada um de nós ou nossas comunidades ficarem desanimadas, porque Deus continua nos fazendo escutar sua voz e sentir seu amor.


    O cristão é chamado a disponibilidade do serviço ao irmão e irmã e Maria nos mostra isto com muita autoridade, pois se pôs a caminho para servir.
    Duas mães encontraram-se, a de Jesus e a de João, e manifestam a grandeza do Deus que se voltou com seu amor para a humanidade, Principalmente para o povo pobre e excluído.


    Deixemos iluminar pela luz do Deus que vem que está chegando está bem perto. Sua luz nos guia e nos dá ânimo na caminhada da vida, como Maria que se pôs a caminho para servir. Somos peregrino em constante êxodo, e nele sempre vimos brotar a esperança. Assim podemos cantar o canto da algria como a cidade de Sião, como povo de Israel. É assim que caminhamos ao encontro daquele que vem para nos salvar e nos reerguer em seu amor.


    Ó Maria nos ajude a nos colocar a caminho apressadamente a serviço do próximo gratuitamente. Amém

    ResponderExcluir
  2. Ó Maria rogai por nós que recorremos a vós!!

    ResponderExcluir
  3. Senhor, me faça ser um instrumento de exemplo para com os meus semelhantes! Amém🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário