A fé leva à cura

Sexta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum

12 de janeiro

 

Leituras:

1Sm 8,4-7.10-22a

Sl 88(89),16-17.18-19

Mc 2,1-12

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

A ingratidão é grave ofensa a Deus. Não reconhecer seus favores e seu amor é desprezá-lo e rejeitá-lo. Quem assim age, abre caminho para falsos deuses, deixando-se guiar por eles na ilusão de que serão felizes.

Os israelitas, ao pedir a Samuel que lhes dê um rei que governe sobre eles (1Sm 8,5), rejeitam o reinado de Deus. Querendo se assemelhar a outros povos que eram dirigidos por reis humanos, eles mostram sua ingratidão ao Deus que os libertou e os acompanha em sua vida. Deus, ofendido, não impede que o povo realize seu desejo – “é a mim que rejeitam para que eu não reine mais sobre eles” (1Sm 8,7). Mesmo ofendido, a resposta de Deus é sempre o amor. 

Mesmo advertido sobre o que lhes acontecerá caso tenha um rei que não seja Deus (1Sm8,11-19), o povo não desiste de seu desejo. Cego pela obsessão de ser igual aos outros povos, está disposto a correr todos os riscos. Isso ocorre conosco também. Quando nos fechamos em nós mesmos, nas nossas próprias ideias e projetos, bastando-nos nós mesmos, tornamo-nos irracionais e não vemos o óbvio. Fazemos pouco até mesmo do amor e da graça de Deus.

Quando agimos assim, precisamos retomar o caminho da cura, como nos ensina o evangelho da liturgia de hoje. Trilhamos este caminho quando nos deixamos conduzir pela fé. O paralítico curado por Jesus é levado até Ele por amigos que não se deixam vencer pelos obstáculos. A fé é a força que nos faz superar todos os obstáculos a fim de que encontremos o Cristo e, nele, a vida nova que buscamos.

O paralítico é agraciado com “uma cura física e ao mesmo tempo espiritual, fruto de um encontro pessoal e social” com Jesus, lembra o Papa Francisco. Dessa forma, Jesus cura “mas não cura simplesmente a paralisia, cura tudo, perdoa os pecados, renova a vida do paralítico e dos seus amigos. Faz nascer de novo” (Audiência, 5.8.2020). 

Reflitamos: já rejeitei a Deus alguma vez na minha vida? De que paralisia preciso ser curado para reanimar minha esperança e minha vida?

Ó Cristo, sê tu o único Senhor a reinar sobre mim e sobre minha vida. Dá-me uma fé viva e verdadeira e perdoa-me todo pecado cura-me da paralisia que não me deixa te amar e te servir. Amém!

Comentários

  1. Leitura do primeiro livro de Samuel.
    Contrariando tradições e seguindo costumes de outras nações os israelitas pedem para si um rei. Assim afastam de Deus e os rejeitam.

    Na mentalidade daquela época a doença era consequência do pecado. Se uma pessoa era curada, significava que Deus lhe havia perdoado. Perdão e cura revelam o poder divino de Jesus. Tocado pela fé confiante, o Filho de Deus manifesta sua misericórdia salvando e libertando, primeiramente do mal mais profundo, e depois curando, para mostrar que já está presente no seu rei.

    A missão de Jesus é salvar o homem todo, a partir do interior. Por isso perdoa os pecados e depois cura.
    O perdão dos pecados traz-nos paz cura-nos no mais profundo de nossa existência, Pois é bem ali que acontece o relacionamento sincero com Deus.

    Senhor, dai-nos uma fé viva, verdadeira, que nos leva arrepender dos nossos pecados e nos perdoa e nos cura da paralisia que não nos deixa de amar. Nos leva a seguir sempre o caminho da luz de vossa face. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário