A dor da incompreensão

Sábado da 2ª Semana do Tempo Comum

São Sebastião - Memória Facultativa

20 de janeiro

 

Leituras:

2Sm 1,1-4.11-12.19.23-27

Sl 79(80),2-3.5-7

Mc 3,20-21

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Davi chora a morte de Saul e Jônatas. Nem mesmo a perseguição que sofrera por Saul tira de Davi sua capacidade de reconhecer as virtudes de quem o antecedera no trono real – “Tua glória, ó Israel, jaz ferida de morte sobre os teus montes” (2Sm 1,19). Um exemplo para os que, tomados por sentimentos de vingança e de ódio, alegram-se com a morte de quem lhes faz mal. “O cristão é alguém que sabe ver nos outros sempre e sinceramente o bem até quando se trata de desenterrá-lo de sob espessa camada de maldade” (Missal Cotidiano).

Outra expressão de Davi que chama atenção é quando diz: “Como tombaram os fortes!” (2Sm 1,19). De fato, a vida passa para todos, inclusive para os que se julgam mais poderosos que os outros. E desta vida nada se leva. Por isso, o melhor que todos temos a fazer é nos revestir da humildade, colocando-nos inteiramente nas mãos do Senhor, vivendo de acordo com seus mandamentos.

No evangelho, causa estranheza a atitude dos familiares de Jesus que vão buscá-lo “porque diziam que Ele estava fora de si” (Mc 3,21). É certo que Maria não estava nesse grupo e reprovada sua atitude que revelava uma desconformidade com a missão de Jesus.

Toda rejeição causa dor e sofrimento. Porém, quando ela vem de parentes e familiares, a dor é acompanhada de decepção que a torna mais profunda. Fica claro, portanto, que “a consanguinidade não é suficiente para criar sintonia com o Evangelho. O discípulo de Jesus também está sujeito a ser isolado e hostilizado, até pelos seus familiares” (dehonianos). É triste quando alguém se dispõe a seguir Jesus e a servir seu evangelho, mas encontra na família a resistência e a oposição que o impedem de cumprir sua vocação.

Ó Pai, dá-nos acolher com alegria e disposição o teu Filho, tornando-nos seus discípulos e discípulas e não permitas que desanimemos diante dos obstáculos que devemos enfrentar no caminho desse discipulado. Amém!

Comentários

  1. Início do segundo livro de Samuel.
    "Tua glória, ó Israel, está ferida de morte os teus montes tombaram os fortes ".


    A multidão se acerca de Jesus porque quer ouvir sua palavra, diferente dos sábios e entendidos daquele tempo. Sua palavra tem sabor e autoridade.
    O tempo agora já não é o de Jerusalém, mas é a própria pessoa de Cristo, onde se realiza a plena união entre Deus e a humanidade, que é santificada por Ele.

    Senhor, dai-nos com alegria a disposição de teu Filho, não nos deixa desanimar diante dos obstáculos das decepções, dai-nos coragem pra continuar no caminho desse discipulado. Amém

    ResponderExcluir
  2. Cristão é alguém que sabe sempre verno outro o bem sem olhar a quem.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é pior das decepções são sempre das pessoas mais gostam como dos familiares..... Pai eterno pai sabedoria para não ficar com rancor

    ResponderExcluir

Postar um comentário