A vitória que vem da confiança no Senhor

Quarta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum

Santo Antão - Memória

17 de Janeiro

 

Leituras:

1Sm 17,32-33.37.40-51

Sl 143(144),1.2.9-10

Mc 3,1-6

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins 

Acuado pela força do gigante filisteu, chamado Golias (cf. 1Sm 18,4.23), o povo de Israel passava por maus momentos. Ninguém se atrevia a enfrentar o filisteu que a todos amedrontava. Davi se apresenta para enfrentá-lo e tem as bênçãos do rei Saul - "Vai, e que o Senhor esteja contigo" (1Sm 17,37).

A vitória de Davi sobre Golias ressalta que Deus está sempre do lado do pequeno e do injustiçado. Reflete inúmeras situações e realidades do povo de Deus na atualidade quando grupos são ameaçados em sua dignidade e seus direitos. Exemplo disso é a luta dos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, ocorrido em 5 de novembro de 2025, contra as empresas que, continuadamente, violam seus direitos.

Há, ainda, lutas interiores que exigem de nós força e estratégia para não nos deixarmos vencer e tombar. Porém, nenhuma luta será vitoriosa sem a confiança no Senhor. Dele é que vem a força que vence o inimigo. A coragem para enfrentar os Golias de hoje, e são tantos!..., só logrará êxito se for ancorada na certeza de que Deus combate a favor dos pequenos e pobres.

Essa luta desigual e exigente é também pela inclusão daqueles que a sociedade descarta. Jesus enfrentou a ira de seus opositores por agir com misericórdia e compaixão, trazendo para o meio os que a sociedade e o sistema colocam à margem, fazendo que sejam objeto da indiferença e do descarte. A cura do homem com mão seca começa com uma palavra que lhe resgata a dignidade antes de tudo: “levanta-te e fica no meio!” (Mc 3,3). Em seguida, há um questionamento se a lei permite ou não fazer o bem num dia de sábado. De novo Jesus ensina que a lei deve estar a serviço da vida e da justiça. Por causa de sua atitude, Ele entra na mira de fariseus e herodianos que decidem eliminá-lo.

Inevitável, na leitura atualizada destes textos, não lembrar do testemunho corajoso do Papa Francisco que tem enfrentado dura oposição por buscar a inclusão dos que a sociedade exclui, como os casais homoafetivos e outros irmãos e irmãs que sofrem com a discriminação e o preconceito. Diante das guerras e da destruição da natureza, Francisco é como Davi a lutar contra gigantes cujos interesses passam longe de buscar o bem comum e construir a paz.

Senhor Jesus, guiados pela confiança e pela coragem que nos vêm de teu amor, fortalece-nos no combate a toda discriminação e preconceito e não nos deixes desanimar diante das situações e conflitos que ameaçam a vida. Amém!

Comentários

  1. Davi venceu o gigante filisteu, com uma funda e uma pedra, Davi não teve medo teve fé, confiança no Senhor, o Senhor me salvará.

    O Grande Desafio para todos nós, em nossos dias, é fazer com que o evangelho de Cristo chegue ao coração do homem e da mulher modernos. Vivemos nenhuma sociedade marcada pela pluralidade, onde o efêmero torna-se duradouro e o relativo torna-se absoluto. O Evangelho é a verdade e a redenção, que não passa com o tempo porque a palavra eterna. A palavra de Jesus incomodou no seu tempo e também incomoda hoje. Porém, se acreditamos, a apresentamos, como proposta de vida e salvação para humanidade.
    A palavra de Jesus incomodou incomoda muita gente, porque não dá trégua a iniquidade e falsidade; por isso, os fariseus decidem: "ele deve morrer".
    Para Jesus o que importa é a vida e o bem das pessoas; por isso Ele a salva, devolve-lhes a vida e reintegrar na comunidade.

    Senhor, nos fortalece no combate de toda discriminação e preconceito, dai-nos ânimo nos ajude. Amém

    ResponderExcluir
  2. A vitória vêm da confiança no Senhor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário