Amar com ações e de verdade

Quinta-feira antes da Epifania

5 de janeiro

 

Leituras:

1Jo 3,11-21

Sl 99(100),2.3.4.5

Jo 1,43-51

(Acesse aqui)


Por Pe. Geraldo Martins

No texto proclamado na liturgia de hoje, São João descreve com clareza o amor que distingue o cristão. Não um amor de palavras e de boca, mas de ações concretas, que assiste o necessitado em sua carência, vencendo a indiferença e o egoísmo (1Jo 3,18). Um amor que elimina o ódio e pratica obras de justiça (cf. 1Jo 3,15). Um amor que nos leva a dar a vida pelos irmãos a exemplo de Jesus (cf. 1Jo 3,16). É a prática do amor que nos garante a vida (1Jo 3,14).

O tempo do Natal nos convida, de modo especial, a nos perguntar como temos vivido e testemunhado o amor, lembrados de que quem fecha seu coração à necessidade do irmão não tem o amor de Deus consigo ((cf. 1Jo 3,17). Tomemos cuidado para que não nos enganemos a nós mesmos, afirmando que amamos a Deus ignorando os pobres ou julgando-os segundo nossos critérios e não os do Evangelho.

Com quem aprendemos esse amor de que fala São João? Com Jesus Cristo. Quem o encontra não resiste ao seu amor, torna-se seu discípulo e conduz outros a fazerem o mesmo. Foi assim Filipe, conforme narra o evangelho de São João. “Encontramos Jesus de Nazaré” (Jo 1,44s),diz ele a Natanael. Isso muda a vida inteira da pessoa.

Para encontrar Jesus é preciso “ir ver”. Só quem se dispõe a isso vence seus preconceitos, suas resistências, sua incredulidade. O mais interessante é que Jesus nos vê antes que o vejamos, como ocorreu com Natanael. Ele nos conhece e anseia por nós – “eu te vi quando estavas debaixo da figueira” (Jo 1,48), diz Jesus a Natanael. O que fazia ele debaixo daquela figueira? O que fazemos nós debaixo das figueiras da vida antes de conhecer Jesus?...

Diz o papa Francisco: “Encontrar-se com Jesus equivale a encontrar o seu amor. Este amor transforma-nos e torna-nos capazes de transmitir aos outros a força que nos doa” (Audiência Geral 30.01.2016). E esta deve ser nossa alegria: conduzir as pessoas para fazerem a experiência do amor de Cristo que nos leva a amar do jeito dele.

Senhor, concede-nos a graça de encontrar teu Filho e faz-nos sentir seu amor a fim de que aprendamos com Ele a amar nossos irmão e irmão, não com palavras, mas “com ações e de verdade” (1Jo 3,18). Amém!

Nota: Toda nossa solidariedade ao padre Júlio Lancelloti, alvo de perseguição política por causa de seu amor serviçal aos pobres e descartados da sociedade. 

Comentários

  1. Tempo do natal é tempo de repartir a vida, o sonho, de sentir-se inconformado com a ausência de fraternidade, de solidariedade e de amor. Uma sociedade de que ainda não aprendeu por inteiro a contemplar a beleza, o bem e a paz que brotam do Reino, é uma sociedade que ainda não ouviu o convite dos discípulos: "Venha ver! " E todos nós, cristão, vivendo em comunidade, podemos dizer: "venham e vejam", como é bonito o Reino, O sonho de Deus e sua paz.

    Leitura da primeira Carta de São João.
    A mensagem é sempre antiga e nova: " amai-vos uns aos outros", pois é preciso despertarmos sempre para viver, crescer e frutificar na comunhão de amor.

    Em nossa fé, devemos sempre nos aproximar de Jesus com simplicidade e sinceridade e entrar em comunhão com Ele, como fez Natanael

    Senhor, nos ajude a encontrar com o teu Filho Jesus e faz-nos sentir o teu amor, e assim aprendemos com Ele a amar os nossos irmãos e irmãs, não com palavras mas com atos e verdades. Amém

    Deus abençoe, fortalece e dê sabedoria ao padre Júlio Lancelloti pra continuar sua missão com os podres descartados da sociedade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário