Chamados e enviados

Sexta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum

19 de janeiro

 

Leituras

1Sm 24,3-21

Sl 56(57),2.3.-4.6 e 11

Mc 3,13-19

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Reconhecer o outro como escolhido de Deus, como seu ungido, é o caminho para o perdão e a reconciliação. Quem for capaz disso, elimina toda possibilidade de vingança e põe fim à escalada da violência que, muitas vezes, marca as relações humanas.

Davi, perseguido por Saul, tem oportunidade de matá-lo e não o faz por reconhecer, no rei, o ungido do Senhor, ainda que seja injustamente perseguido por ele. Com sua atitude, Davi mostra sua bondade e tem ressaltadas as virtudes do verdadeiro rei. O próprio Saul vai reconhecer isso ao exclamar: “Hoje me revelaste a tua bondade para comigo... Agora, eu sei com certeza que tu serás rei” (1Sm 24,19.21).

Reconhecer aquele que nos faz o mal como ungido do Senhor não é tarefa fácil. Tudo começa por admitir a dignidade do outro, “base da reconciliação, em qualquer conflito” (dehonianos). Sem isso, banaliza-se a vida e fica impossível frear a espiral da violência tão presente nas relações interpessoais e em nossa sociedade.

Um caminho para isso é entrar para a escola de Jesus. São Marcos afirma que Jesus chamou os que Ele quis (Mc 3,13). Não diz quantos eram. Certamente, um grupo grande. Desse grupo, escolhe doze para a) permanecer com ele e b) enviá-los para pregar e expulsar demônios, conferindo-lhes a própria autoridade (Mc 3,14). Na pessoa de cada um deles, o próprio Cristo é quem agirá. Os apóstolos tornam-se, dessa forma, a extensão do agir de Cristo.

Para agirmos como escolhidos de Deus, precisamos ‘permanecer’ com Jesus, frequentar sua escola. Assimilar seu jeito de amar, servir, perdoar, fazer o bem. Dói o coração assistir a tantos usando o nome de Cristo, sobretudo no meio político, para defender projetos e interesses totalmente contrários ao que Jesus ensinou, viveu e pregou. Afirmam-se de Cristo, mas nunca permaneceram com ele. Tornamo-nos apóstolos e apóstolas de Cristo na medida em que cultivamos intimidade com ele e fazemos da oração e da meditação o meio ordinário de estar com o Senhor.

Senhor Jesus, chama-nos para permanecer contigo e envia-nos para levar tua Boa Nova a todos e todas. Iluminados por teu amor e compaixão, saibamos reconhecer cada irmão e irmã como ungido/a do Senhor e jamais lhe façamos mal. Amém.

Comentários

  1. Senhor Jesus, tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro! Chama- nos para permanecer contigo e envia - nós para levarmos sua boa Nova a todos e todas.

    ResponderExcluir
  2. Jesus escolheu entre seus primeiros discípulos doze apóstolos. Deu-lhes a missão de transmitir a fé e cuidar da fidelidade na sua propagação. Podemos dizer que a Igreja se fundamenta sobre a fé dos apóstolos, testemunhas de Cristo. Graças a essa fidelidade o evangelho pode chegar até nós Agora é nossa responsabilidade fazer que a luz da fé passe, vive e forte para as gerações futuras.

    ResponderExcluir
  3. Os discípulos estão do próximo de Jesus aprendem dele o novo jeito de ser e de ensinar. Ele lhes dá o testemunho de sua própria vida ensina-nos a partilhar sua missão.

    Dai-nos fortaleza ara permanecer firmes, nos liberta da vontade de largar tudo. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário