Conversão e missão

Quinta-feira da 3ª Semana do Tempo Comum

Conversão de São Paulo – Festa

25 de janeiro

 

Leituras:

At 22,3-16 ou At 9,1-22

Sl 116(117),1-2

Mc 16,15-18

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

A conversão de São Paulo, celebrada hoje, é narrada em duas passagens dos Atos dos Apóstolos. No capítulo 22, com algumas diferenças do capítulo 9, é o próprio Paulo quem conta, resumidamente, sua conversão. Ela aconteceu no exato momento em que ele faz o encontro com Cristo a caminho de Damasco para prender os cristãos.

Envolto por uma luz, cai por terra e escuta a voz de Cristo que o chama pelo nome e lhe propõe um caminho novo – “levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer” (At 22,10). Escolhido para conhecer a vontade de Deus, ver o Cristo e escutar voz (cf. At 22,14), Paulo terá a missão de ser testemunha de Jesus diante da humanidade (cf. At 22,15).

A conversão está ao alcance de todos. Ela se dá quando fazemos a experiência do Crucificado-ressuscitado que toma a iniciativa e vem ao nosso encontro, fazendo-nos cair de nossos projetos e convicções pessoais que se opõem à sua vontade e ao seu amor. Quem, verdadeiramente, se converte, torna-se missionário e passa a viver do anúncio do amor de Cristo.

Paulo torna-se apóstolo de Cristo e assume com zelo e dedicação inimitáveis a ordem de Jesus: “vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). O fim da missão é a salvação: “quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16,16). Jesus não apenas envia, mas dá aos discípulos sua própria autoridade e poder para expulsar demônios, vencer o mal, gerar vida nova (cf. Mc 16,17s).

Somos todos convidados, a exemplo de Paulo, a nos deixar guiar pela fé, que é missionária.  “A fé leva-nos sempre para fora de nós mesmos. Ela deve ser transmitida, deve ser oferecida, especialmente com o testemunho (...). Como posso ter a certeza de que, ao sair de mim, serei frutuoso na transmissão da fé? (...) Na transmissão da fé, o Senhor está sempre conosco (...). É o Senhor presente em mim que transmite a fé (Papa Francisco, 25 de abril de 2020).

Senhor, nos caminhos da vida, faz-me conhecer a verdadeira conversão a fim de que, guiado pela fé, eu me torne discípulo de teu Filho e anuncie a todos, pelo testemunho, a alegria de ser missionário. Amém!

Comentários

  1. A conversão de Paulo apóstolo, pensemos em nossa conversão, tão necessária em cada dia que vivemos. Cada vez que mudamos um pouco mas nosso coração, tantas vezes endurecido, é ligar o céu à terra de novo. São Paulo, bem sabemos, mudou radicalmente sua vida, abraçando definitivamente o evangelho de Cristo em sua vida a ponto de dizer: "não sou eu, mas o próprio Cristo que vive em mim!"
    Ele pode contar com a graça Divina, como nós também devemos contar com ela para nossa verdadeira conversão. Se ante perseguia os cristãos, agora, com rede redobrada força, anuncia a mensagem de salvação. Certamente somos também convocados a nos desinstalar e a abraçar mais nossa fé.

    Leitura dos Atos dos Apóstolos.
    Paulo compreendeu os sinais de Deus em sua vida; e, porque não reijeitou a hora da graça divina, foi por ela transformado totalmente.
    Paulo afirma sobre sua estadia em Jerusalém, esclarece ao povo como se deu sua conversão e seu chamado para a missão.

    Os apóstolos recebem de Cristo o mandato para anunciar o ovangelho a todas as agentes, inspirando-se nos gestos e palavras do Mestre
    Todos os que assumem seu batismo, assemelham-se a Jesus e tornam-se anunciadores do evangelho da vida e da salvação.


    Como seria se dissessemos: "hoje fui melhor que ontem, por causa do evangelho".

    Senhor, nos caminhos da vida nos faz conhecer a verdadeira conversão, nos ajude a acreditar e viver a palavra do evangelho de Cristo, sejamos por ela transformados, amém


    ResponderExcluir
  2. Conversão, Fé, missionário do senhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário