Curados pela compaixão

Quinta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum

11 de janeiro

 

Leituras

1Sm 4,1-11

Sl 43(44),10-11.14-15.24-25 (R. 26d)

Mc 1,40-45

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Quando fracassamos em nossos projetos e ações, buscamos as razões da derrota e, quase sempre, colocamos a culpa em algo ou alguém externo a nós. Incapazes da autocrítica, não poucos transferem para Deus a culpa de seus fracassos.

Esta é uma das mensagens que o texto de Samuel nos comunica. Derrotados pelos filisteus, os israelitas atribuem sua derrota à ausência de Deus: “Por que fez o Senhor que hoje fôssemos vencidos pelos filisteus?” (1Sm 4,3). Não são capazes de perceber que seu fracasso é fruto e resultado de suas infidelidades a Deus. Esperando um milagre, buscam a Arca da Aliança, símbolo da presença de Deus. São de novo derrotados e, pior ainda, perdem também a Arca, que é levada pelos inimigos.

Compreendemos, assim, que “é possível iludir-nos com uma falsa confiança em Deus. Isso pode acontecer se mantivermos com Ele uma relação religiosa simplesmente aparente, expressa por um aparato cultual mais ou menos sofisticado, ou pela simples declaração de boas intenções. A verdadeira relação com Deus exige honestidade, ausência de fingimento” (dehonianos).

Este exemplo de confiança nos é dado pelo leproso do evangelho de Marcos. Ao saber da presença de Jesus, ele tem três atitudes que o levam à cura: aproxima-se, ajoelha-se e apresenta seu desejo desde que seja o desejo de Jesus: “Se queres, tens o poder de curar-me” (Mc 1,40). Esta conformidade com a vontade do Senhor, vinda da sinceridade de um coração que põe sua confiança na misericórdia de Deus, não fica sem resposta.

Movido pela compaixão, Jesus rompe com a lei a fim de defender a vida. Ele estende a mão e toca no leproso. Não teme ficar impuro e ser banido da comunidade como prescrevia a lei. Identifica-se, plenamente, com o leproso que, ao seu gesto, fica curado. “Eu quero, fica curado” (Mc 1,41), diz Jesus. Esta é a palavra que todos queremos ouvir de Jesus acompanhada de sua compaixão e de seu toque. Para tê-los, basta-nos a fé que nos faz depositar toda confiança nele e cantar “confiemo-nos ao Senhor, Ele é justo e tão bondoso”.

Ó Cristo, em ti colocamos toda nossa confiança. Por tua compaixão, toca-nos e cura-nos da lepra da indiferença e da omissão, do egoísmo, da dor e de todo pecado que nos exclui de teu amor e de tua graça. Amém!

Comentários

  1. Leitura do primeiro livro de Samuel.
    O senhor não combateu ao lado do seu povo. Israel foi derrotado e a arca de Deus foi capturada.

    Nosso mundo, vivendo sempre no jogo de interesse e de busca de benefícios próprios, acaba se esquecendo da importância de agradecer. O agradecimento é um gesto profundo de reconhecimento pelo bem recebido. Se devemos agradecer os favores que recebemos um dos outros, quanto mais devemos agradecer ao Senhor que jamais excitou e nos dar os benefícios de seu amor de sua graça e de sua misericórdia.
    A cena do encontro de Jesus com um leproso nos desperta para alguns significados interessantes: a fé, a humildade e a confiança daquele marginalizado; Jesus não tem receio de"tocar" o " "impuro, pois Ele vence a contaminação comunicando sua "pureza". Curado pela fé, que vem do Poder de Jesus, aquele homem se transforma em profeta, anunciando Alegremente a mensagem da Libertação.
    Imaginemos o sentimento misericordioso de Jesus Diante daquele leproso, que nele colocou sua esperança: "se queres tem o poder de curar-me".

    Senhor, toca-nos cura-nos da lepra da indiferença , do egoísmo, de tudo que nos afasta de ti, da dor de todo o pecado que nos afasta do teu amor. Liberta-nos tenha compaixão nos mostra Senhor a vossa face. Amém

    ResponderExcluir
  2. Cura- me Senhor de todo e qualquer tipo de lepra que tenta distanciar- me de seus caminhos, justiça, perdão e verdade.Eu confio no senhor que é justo e tão bondoso.

    ResponderExcluir
  3. Senhor, estou motivado pela fé da minha cura espiritual. Liga-me dos pensamentos negativos, conceitos do passado e minhas amarradas para seguir em frete. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário