Deixar-se surpreender por Deus

Sábado da 1ª Semana do Tempo Comum

13 de janeiro

 

Leituras

1Sm 9,1-4.17-19.10,1a

Sl 20(21),2-3.4-5.6-7

Mc 2,13-17

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Com a unção de Saul, começa a história da monarquia do povo de Israel. A unção de Saul como primeiro rei do povo de Deus traz a marca da surpresa. Saul saíra para cumprir uma missão designada por seu pai (1Sm 9,3) e, ao encontrar Samuel, é surpreendido ao saber que Deus o escolhera para governar seu povo (1Sm 9,10). Como rei, sua missão será governar o povo do Senhor e livrá-lo dos inimigos (1Sm 9,10).

O Papa Francisco gosta de dizer que “Deus nos surpreende sempre”. É verdade. Quem de nós nunca experimentou as surpresas de Deus? Devemos estar sempre preparados para nunca fugir da missão que Deus nos confia. Ao contrário, devemos nos colocar sempre à sua disposição a fim de cumprirmos com fidelidade seus desígnios.

Jesus, o ungido de Deus por excelência, no cumprimento de sua missão, vai formando um grupo que há de continuar sua obra e mostra, na prática, como deve ser o agir dos que ele chama. É a confirmação das surpresas de Deus que, muitas vezes, escandaliza os que vivem fechados nas normas e leis que não libertam nem salvam.

Ao chamar Levi (Mateus), Jesus mostra que Deus tem caminhos diferentes dos nossos. Publicano, Levi era considerado um pecador. Não bastasse isso, Jesus vai tomar refeições com “cobradores de impostos e pecadores” (Mc 2,15). Como pode isso? A resposta de Jesus é a chave de leitura do texto que nos revela o Deus que vem a nós: “Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores” (Mc 2,17).

Vemos aqui e acolá, grupos e pessoas que reproduzem, ainda hoje, a atitude dos doutores da lei e fariseus que se colocam como juízes das pessoas. Aferrados a moralismos e fundamentalismos, julgam e condenam pessoas, esquecidos de que Deus é misericórdia. Esquecem-se de que “a Igreja não é uma comunidade de pessoas perfeitas, mas de discípulos a caminho, que seguem o Senhor porque se reconhecem pecadores e necessitados do seu perdão” (Papa Francisco – Audiência Geral, 13.04.2016).

Senhor, abre nosso coração para acolher com alegria tuas surpresas que nos revelam teu amor e tua misericórdia. Amém!

Comentários

  1. Leitura do primeiro livro de Samuel.
    Samuel foi orientado por Deus na escolha: "este é o homem; Saul reinará sobre o meu povo".

    Nossa Senhora é a mulher que ouviu a voz de Deus e se abriu a sua vontade. Foi capaz te dizer: "eis aqui aquela que se faz serva do senhor". Jesus também passou e convidou os discípulos; e eles deixando tudo o seguiram de perto. A voz de Deus, porém, não parou de ressoar em nosso mundo e o convite continua sendo feito. Ele nos chama para missão, para que junto dele tornemos copiosa redenção. É o que o mundo espera e anseia como resposta de nossa fé e de nossas comunidade cristã.
    Jesus chama um cobrador de impostos pois a discriminação dessa profissão pouco e importada; o que importava era o que se passava no coração de Levi.
    Ele ouviu o chamado: "segue-me", e o seguiu de perto! Assim todos os que ouvem sua palavra deve decidir-se pelo segmento dele.

    Senhor, abre o nosso coração para acolher as tuas surpresas e dai-nos força e coragem pra continuar a missão mesmo quando sentimos rejeitados, nos ajude a sentir que somos amados por ti. Amém

    ResponderExcluir
  2. Jesus chamou os que Ele quis e foram até Ele.Ensina- me senhor a seguir os seus passos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário