Deus escuta o clamor dos aflitos

Terça-feira da 1ª Semana do Tempo Comum

9 de janeiro

 

Leituras:

1Sm 1,9-20

1Sm 2,1.4-5.6-7.8abcd (R. 1a)

Mc 1,21b-28

(Acesse aqui)

 Por Pe. Geraldo Martins

A oração é o caminho mais eficaz por meio do qual Deus vem a nós e nos socorre em nossas necessidades e aflições, sejam elas quais forem. Não faltam exemplos, na Bíblia, de pessoas que, recorrendo à oração, abandonam-se nas mãos de Deus a quem entregam sua vida e seu destino. 

É o caso de Ana que, humilhada por causa de sua esterilidade, faz uma promessa a Deus a fim de que vença seu infortúnio. Deus a atenderá e ela será a mãe de Samuel e o consagrará ao Senhor como forma de agradecimento por ter sido atendida em sua aflição.

A oração exige de nós, pelo menos, três atitudes: confiança no Senhor, aceitação de sua vontade e gratidão. Todos podemos pedir a Deus o que quisermos, segundo nossas necessidades, e devemos fazê-lo com toda confiança, porém, ninguém pode impor a Deus que nos atenda segundo nosso querer. Devemos sempre nos conformar com sua vontade, tal como rezamos no Pai Nosso todos os dias. Além disso, saber agradecer a Deus é reconhecer que Ele nunca fica indiferente às nossas necessidades. É isso que nos ensina Ana, conforme ouvimos na primeira leitura da liturgia de hoje, tirada do primeiro livro de Samuel.

Deus nunca se faz surdo aos que gritam por Ele. Vemos isso também no evangelho proclamado na celebração de hoje quando, na sinagoga, Jesus escuta o clamor de um homem possuído por um espírito mau (Mc 1,24). A indiferença não faz parte da vida de Jesus. Ele age sempre de forma a vencer o mal que tenta dominar os filhos e filhas de Deus. “Cala-te e sai desse homem” (Mc 1,25), é a ordem que Ele dá ao espírito que se apossou daquele homem, tirando-lhe a alegria de viver. 

Nisso reside a autoridade de Jesus cujo ensinamento todos admiram. Ele não apenas fala. Ele age. Sua palavra e seu ensinamento são sempre acompanhados de uma ação libertadora que traz vida nova para as pessoas, Por isso seu ensinamento é novo e dado com autoridade: "Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!" (Mc 1,27)

O evangelho ensina-nos, assim,  outro elemento muito importante na oração: gritar por Jesus. Só Ele é capaz de nos livrar daquilo que nos torna impuros e do mal que tenta nos dominar.

Senhor Jesus, só tu tens poder de vencer o mal. Escuta nosso grito por uma vida pura, livre de todos os males que nos impedem de viver do teu amor e de tua graça. Socorre-nos em nossas fraquezas e fortalece-nos com tua sabedoria. Amém!

Comentários

  1. Livrai-nos dos espírito maus Senhor! Amém🙏

    ResponderExcluir
  2. Para atrair e conquistar discípulos em vista de uma causa Nobre, o líder precisa saber convencer e persuadir as pessoas. Jesus, logo que iniciou sua vida pública, causava admiração em todos. Qual era o seu segredo? O mestre ensinava de modo diferente, não como os escribas. Jesus tinha sabedoria e autoridade; seu poder prodigioso confirmava suas palavras e sua doutrina.
    Todos admiravam o que Jesus falava, pois ensinava como quem tem autoridade um ensinamento novo que liberta, que manda até nos espíritos maus.

    Leitura do primeiro livro de Samuel.
    O senhor lembrou-se de Ana e ela deu à luz um filho e o chamou Samuel, Ana em oração chora com o coração cheio dor amargurado em lágrimas e Deus a atende.


    Jesus amado só você tens poder de vencer o mal. Escuta o nosso grito e nos livra dos males e dai-nos uma vida pura em te. Amém

    ResponderExcluir
  3. Jesus livrai-nos de todos Espírito maus..Amém!

    ResponderExcluir
  4. Socorre - nos senhor em nossas fraquezas e fortalece -nos com tua sabedoria!

    ResponderExcluir

Postar um comentário