Distinguir a voz de Deus

Quarta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum

10 de janeiro

 

Leituras:

1Sm 3,1-10.19-20

Sl 39(40),2 e 5.7-8a.8b-9.10

Mc 1,29-39

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

É certo que Deus nos chama a todos nós para seu serviço. E seu chamado ocorre de muitas formas e nas mais diversas circunstâncias. Por isso, quem não estiver atento e não souber distinguir sua voz, correrá o risco de não atender ao chamado de Deus. É disso que nos fala a primeira leitura da liturgia de hoje.

Samuel é exemplo de como ouvir, distinguir e responder a voz de Deus. Embora fosse consagrado ao Senhor desde recém-nascido e o servisse na presença do sacerdote Eli (cf 1Sm 3,1), o jovem Samuel “ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado” (1Sm 3,7). É Eli quem o ajudará a colocar-se disponível para o Senhor que chama - “Fala, que teu servo escuta” (1Sm 3,10). Sabemos recorrer a quem pode nos ajudar a distinguir a voz de Deus?

Encerramos, no final de novembro do ano passado, o terceiro ano vocacional no Brasil. Nesse período, tivemos oportunidade de ver que Deus continua chamando a cada um dos batizados para o serviço de seu reino. Compreendemos que vocação é graça e missão. Não podemos deixar Deus na sala de espera, aguardando nossa resposta de acordo com nosso tempo. Ela deve ser imediata. Só é capaz de fazê-lo que souber ouvir e distinguir a voz de Deus, independente da circunstância em que se encontra.

O evangelho nos mostra Jesus vivendo sua vocação de missionário do Pai como um itinerante, que vai até as pessoas, em todos os lugares e circunstâncias, para levar-lhes vida e esperança. A cura que ele ministra à sogra de Pedro sob o testemunho de quatro de seus apóstolos traduz o significado de sua missão. Sua atenção aos demais doentes demonstra o carinho e o cuidado de Deus com os vulneráveis e abandonados. Ninguém se decepciona quando encontra Jesus!

Jesus mostra também a oração como fonte que alimenta o missionário e todo aquele a quem Deus chama para seu serviço. Depois de um dia cansativo e de muito trabalho na missão, “Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto” (Mc 1,35). Ah, como precisamos aprender essa atitude de ir para o deserto rezar, estar a sós com o Senhor que nos chama! A oração é que nos faz perceber nossa missão e nos impulsiona a ir a “outros lugares, às aldeias da redondeza!” para aí anunciar a Boa Nova do Senhor. Como está nossa vida de oração?

Senhor Jesus, queremos responder sempre sim ao teu chamado, fazendo-nos itinerantes como Tu, levando vida e esperança a quem mais precisa. Dá-nos a graça de sempre escutar, distinguir e seguir tua voz. Só ela nos faz feliz. Amém!

Comentários

  1. Senhor, estou aqui humildemente para servir ao seu propósito. Amém

    ResponderExcluir
  2. Ninguém se decepciona quando encontra Jesus,pois Ele chama a todo instante.Vocacao é graça e missão.

    ResponderExcluir
  3. Leitura do primeiro livro de Samuel.
    Deus chama e precisamos estar atentos para responder: " Fala, senhor, que teu servo escuta".


    Jesus é a misericórdia divina em pessoa. Ele não veio só falar de amor; Ele é o amor. Ele não veio só falar de uma outra vida; Ele é a vida e, concedendo seus dons, modifica a nossa vida, nos cura e nos restabelece. Por isso Jesus era muito procurado pelos doentes e as curas realizadas são sinais da presença do Reino de Deus. Mas é preciso espalhar este evangelho em todas as nações.
    Mãos estendidas do Redentor que nos leva para a vida e para que no amor sirvamos os irmãos e irmãs: "ajudou-a a levantar-se! E ela pôs-se a servi-lo".
    " De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se foi rezar no lugar deserto", e assim Ele se preparava continuamente para sua missão.


    Senhor, dai-nos a graça de sempre distinguir a tua voz e segui-la e nos ajuda a fazer com prazer a vossa vontade. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário