O pecado imperdoável

Segunda-feira da 3ª Semana do Tempo Comum

22 de janeiro

 

Leituras:

2Sm 5,1-7.10

Sl 88(89),20.21-22.25-26

Mc 3,22-30

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Ungido rei de Israel e de Judá, Davi tem a missão de unir os povos. Sua vitória sobre Jerusalém é fruto da proteção de Deus, conforme afirma 2Sm 5,10: “O Senhor, Deus Todo-poderoso, estava com ele”.

Todos nós, quando enfrentamos uma empreitada, se o fazemos em nome do Senhor, assistidos por sua graça, sairemos sempre vitoriosos. Como Davi, nossa missão é lutar pela unidade dos cristãos e de todos os povos.

Figura da Igreja, Jerusalém, conquistada por Davi, “é o lugar simbólico de nossa identidade de crentes: imperfeita e pecadora, mas santificada por Deus, humana, mas dispensadora da misericórdia” (Missal Cotidiano).

No cumprimento de sua missão, Jesus terá, por um lado, a acolhida e a admiração de muitos, sobretudo, dos pobres e marginalizados. Por outro lado, sofrerá forte oposição por parte das lideranças do povo, como os doutores da lei e fariseus. Estes não hesitam em dizer que Jesus está possuído pelo demônio ao ponto de acusá-lo de realizar suas obras em nome do chefe dos demônios.

Com sua atitude, os opositores de Jesus rejeitam sua obra por não reconhecer que Ele age pelo Espírito Santo. Este é o pecado que não tem perdão, porque atribuem ao demônio uma obra que é de Deus. Eis o pecado contra o Espírito Santo. Ele é imperdoável “porque parte de um fechamento do coração à misericórdia de Deus que age em Jesus”, lembra o Papa Francisco. Já cometemos esse pecado alguma vez?

Devemos todos tomar cuidado para não sermos contaminados por essa atitude dos doutores da lei. Afinal, “pode acontecer que uma grande inveja pela bondade e pelas boas obras de uma pessoa possa levar a acusá-la falsamente. Há nisto um grande veneno mortal: a maldade com que, de maneira intencional se pretende destruir a boa fama do outro. Deus nos livre desta terrível tentação!” (Papa Francisco, Angelus, 10.6.2018).

Senhor, livra-nos de toda tentação e não permitas que pequemos contra o Espírito Santo. Faz-nos fiéis discípulos de teu Filho, buscando viver a unidade no amor e no serviço. Amém!

Comentários

  1. Jesus livra- me de todas tentações e não permita que eu peque contra a ação do Espírito Santo.Amem!

    ResponderExcluir
  2. Os adversário de Jesus tinham um coração duro, não acolhiam suas palavras redentoras, e não permitiam ao Espírito Santo agir em sua vida.
    As autoridade tornam-se inimigas do reino Porque estão contra a libertação do homem e da mulher, e acusam Jesus, Pois sua palavra ameaça as instituições

    Senhor, Livra-nos de toda tentação e não nos deixa pecar contra o Espírito Santo. Nos dá forças, nos faz fiéis discípulos de teu Filho Jesus, nos ajude a continuar na caminhada mesmo quando somos caluniados por ciúmes ou inveja. Dai-nos forças para permanecer firmes. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário