Os três testemunhos

Sábado antes da Epifania
6 de janeiro

 

Leituras:

1Jo 5,5-13

Sl 147(147B),12-13.14-15.19-20

Mc 1,7-11

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

A fé em Jesus Cristo nos faz vencedores do mundo, isto é, pela fé conseguimos resistir ao mal e perseverar nos caminhos de Deus. A carta de São João fala que há três testemunhos que nos levam à fé na messianidade de Jesus: o Espírito, a água e o sangue. 

A água e o sangue, jorrados do coração de Cristo quando estava pregado na cruz, remetem-nos ao seu batismo (água) e à sua morte de cruz (sangue). Referem-se ao batismo e à eucaristia, os sacramentos da Igreja que, conduzidos pelo Espírito, nos tornam discípulos e discípulas de Jesus e membros de sua Igreja.

O texto de São João nos ensina que “sob a ação do Espírito, principio interno e operante no cristão, é tecida a vida sacramental (batismo-crisma-eucaristia) pela qual os cristãos se inserem em Cristo e se tornam capazes de lhe dar testemunho e de viver em comunhão com Deus” (Missal Cotidiano). Devemos, portanto, deixar-nos guiar pelo Espirito Santo que “animou inteiramente a vida e o ministério de Jesus” para, assim, “reencontrar a coragem apostólica necessária para superar fáceis comodidades mundanas” (Papa Francisco – angelus, 11.01.2015).

O batismo de Jesus, narrado por Marcos, marca o início da vida pública de Cristo como a dizer que todos nós, batizados em seu nome, temos também uma missão que não pode ser ignorada ou omitida. Jesus continua presente no mundo por meio dos cristãos, agindo de forma a transformá-lo para que seja sinal do Reino que Ele mostrou presente entre nós. Só cumpriremos nossa missão se nos deixarmos guiar pelo mesmo Espírito que acompanhou Jesus durante toda sua vida. Invocar o Espírito Santo cotidianamente é garantia de sua presença em nós.

Ó Pai, envia sobre nós o Espírito Santo a fim de que, santificados pelos sacramentos da Igreja, saibamos dar testemunho de teu Filho que nos faz vencedores do mundo. Amém!

Comentários

  1. O tempo do Natal traz-nos essa certeza: todos têm um lugar no coração de Deus, esteja a pessoa onde estiver; Deus lá está, ao seu lado, com amor e misericórdia. Esse eterno, que se faz tão presente em nossa realidade humana, faz nos compreender que o que vale não é a ganância e a exploração, mas sim a fraternidade; não a revolta e a inveja, mas sim harmonia, a justiça e a caridade entre todos. Ele é a "festa" que nos faz viver alegria e alegrar-nos . Ele é "amado do Pai".


    Leitura da primeira Carta de São João.
    A presença de Cristo é continuamente atualizada por meio dos sacramentos da igreja, pelos quais ele nos comunica a vida divina.


    O Pai dirige sua Palavra a Jesus, confirma seu amor e sua unidade, pois, pelo batismo, Jesus inicia sua vida pública, no anúncio do Reino.


    Senhor, envia -nos o Espírito Santo sobre nós, nos santifica pelos sacramentos da igreja e nos ajude a sermos verdadeiros testemunhas e nos faz vencedores no mundo. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário