Reavivar o dom de Deus que há em nós

Sexta-feira da 3ª Semana do Tempo Comum

Santos Timóteo e Tito - memória

26 de janeiro

 

Leituras (próprias):

2Tm 1,1-8 ou Tt 1,1-5

Sl 95(96),1-2a.2b-3.7-8a.10

Lc 10,1-9

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Celebramos, hoje, a memória dos santos Timóteo e Tito, convertidos à fé por Paulo de quem se tornaram colaboradores na missão de evangelizar. Ambos mereceram de Paulo cartas com recomendações e exortações em relação ao trabalho missionário para o qual foram designados.

A exortação a Timóteo – “reaviva a chama do dom de Deus” (2Tm 1,6) – deve ressoar também em nossos corações cotidianamente. O precioso dom da fé precisa ser, continuamente, renovado em nós para não cairmos na frieza, na indiferença e no desânimo que levam ao fatalismo e à perdição.

Por meio da fé, Deus nos dá um espírito “de fortaleza, de amor e sobriedade” que nos impulsiona para a missão a fim de testemunhar Jesus Cristo e ser capaz de sofrer pelo evangelho (cf. 2Tm 1,7s). Como podemos reavivar esse dom em nós?

Enviados para ir aonde o próprio Jesus deveria passar, os discípulos que Ele escolhe têm a missão de transmitir a paz, gerar vida nova aos que estão dominados pelo o mal e mostrar que o Reino chegou (cf. Lc 10,5.9). Para que sua missão seja frutuosa, devem ser totalmente despojados, confiando plenamente na providência divina, não levando nada, e jamais perder o foco da missão (cf. Lc 10,4.7).

Conforme ensina o Papa Francisco a missão encontra sua força e eficácia na oração. Ela é itinerante, exige desapego e pobreza, traz paz e cura, sinais da proximidade do Reino de Deus. Ela não é proselitismo, mas anúncio e testemunho (cf. Angelus, 7.6.2019)

A evangelização é, portanto, um meio permanente de reavivar o dom de Deus no coração daqueles que, por uma razão ou outra, se deixam vencer pela tentação do desânimo ou até mesmo do abandono da fé. Todos podemos nos apresentar para essa missão na medida em que nos deixarmos guiar pelo espírito de fortaleza e sabedoria com que Deus nos reveste.

Espirito Santo, reacende em nosso coração a chama da fé e do amor, dons de Deus que nos fazem discípulos de Cristo a anunciar com alegria o Evangelho da vida. Amém!

Comentários

  1. São Timóteo e são Tito, discípulos e colaboradores de São Paulo na missão. Suas funções apostólicas foram exercida nas Igrejas de Tessalônica, da Macedônia, de Corinto e de Creta. São destinatários de três cartas pastorais. Timóteo foi batizado por João. Tito acompanhou o apóstolo em algumas viagens, e teve missões dedicadas em Corinto Celebrar esses evangelizadores é tomar consciência de nossa missão de batizados de testemunhar o Evangelho com a palavra e com a vida.

    Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo. 1,1-8
    Paulo anima Timóteo a continuar Firme em sua missão de evangelizar; pede-lhe que não
    se afaste jamais do evangelho.
    (Tito, 1,1-5) é importante termos palavras que ajudem aqueles que estão trabalhando com dedicação em favor da Verdade do Reino.

    O Reino de Deus está próximo de todos nós, mas acolhê-lo com fé e alegria depende de nossa disposição e sinceridade.
    A responsabilidade de levar adiante a missão leva à oração. É Preciso pedir mais Operários para messe.

    Senhor, manda o teu Santo Espírito para reacender a chama da fé em nossos corações. Amém

    ResponderExcluir
  2. Eu creio senhor Jesus.Mais aumentai minha fé!

    ResponderExcluir

Postar um comentário