Vencer a inveja, servir com alegria

Quinta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum

18 de Janeiro

 

Leituras:

1Sm 18,6-9.19,1-7

Sl 55(56),2-3.9-10.11-13

Mc 3,7-12

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

A inveja e o ciúme podem levar a pessoa a atitudes inimagináveis. Tomado por esses dois sentimentos, Saul planeja matar Davi, que só escapa da morte por causa da mediação de seu amigo Jônatas, filho de Saul. A inveja, normalmente, nasce no coração de uma pessoa quando ela não sabe reconhecer o dom do outro.

O Catecismo da Igreja Católica define a inveja como “a tristeza que se sente perante o bem alheio e o desejo imoderado de se apropriar dele” (CIC 2539). Segundo Santo Agostinho, «da inveja nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pelo mal do próximo e o desgosto causado pela sua prosperidade» (in CIC 2540).

A inveja nos faz ver o outro como inimigo e, assim, nos fechamos ao amor e à caridade. Para combatê-la, precisamos nos revestir da humildade que nos dá a certeza de sermos amados por Deus com o mesmo amor com que Ele ama a todos.

Rodeado pela multidão e servindo a todos com amor e alegria, Jesus mostra do que é capaz um coração que não cultiva inveja e ciúme. Ele é de todos e a todos serve a partir da necessidade de cada um. Quem faz parte dessas multidões vindas de todos os lugares para acompanhar Jesus? São doentes já curados ou esperando a cura. Conseguimos nos ver nessas multidões?

É interessante observar duas coisas. 1) As pessoas jogavam-se sobre Jesus para tocá-lo (Mc 3,10). Buscavam a força libertadora de Cristo. Como, hoje, podemos nos jogar sobre Jesus e tocá-lo para ficarmos curados daquilo que nos aflige? O que nos aflige? 2) Os espíritos maus reconheciam a messianidade de Jesus, mas Ele rechaçava seu testemunho (Mc 10,11s). Por que?

Senhor Jesus, livra-nos de todos os males que nos afligem, sobretudo, a inveja, o ciúme e a indiferença a fim de sermos, verdadeiramente, teus discípulos e discípulas. Reveste-nos da humildade e faze-nos praticantes da caridade. Amém!

Comentários

  1. Leitura do primeiro livro de Samuel.
    Jonatas , filho de Saul, era amigo de Davi sem inveja e fiel e, desejando protegê-lo informou-lhe que o rei procurava matá-lo.


    Jesus quer ser reconhecido pelo povo como Filho de Deus, como salvador/ Messias, mas dentro de um processo normal de fé.
    Não deseja conquistar seu público operando eventos espetaculares. É por isso que, mesmo quando ele se torna o centro das atenções procurado por tanta gente como o médico da humanidade enferma, proíbe a divulgação de sua identidade. A fé é dom e decisão livre.
    Sem distinção de origem, Jesus acolhia a todos e a todas faziam o bem deixava neles as marcas do bem e do Reino, e fazia-os que renascer para a vida e para a esperança.
    Jesus mostra a face paterna do Pai, por isso deixa cercar-se da multidão, dos doentes curados e daqueles que esperam sua cura.

    Senhor, cura-nos da inveja, do ciúmes que faz mal aos nossos irmãos e irmãs, Livra-nos da indiferença, nos ajude a colocar nossa confiança em ti e nada temer. Reveste-nos da humanidade e da caridade. Amém

    ResponderExcluir
  2. A inveja e o ciúme pode levar a pessoa a atitudes imagináveis.Reveste- nós senhor de humildade e faz- nos praticantes da caridade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário