A Palavra de Deus tem força

Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma
20 de fevereiro
 
Leituras:
Is 55,10-11
Sl 33(34),4-5.6-7.16-17.18-19 (R. 18b)
Mt 6,7-15
(Acesse aqui) 

Por Pe. Geraldo Martins

O contexto desta passagem do profeta Isaías é o fim do exílio que se aproxima. O povo aguardava com ansiedade e esperança incontidas o retorno para sua pátria. Aos que duvidam de que isso possa acontecer, o profeta recorda que Deus jamais deixa de cumprir o que promete. A força de sua palavra é comprovada ao longo de toda a história da salvação; ela é viva e eficaz (cf. Hb 4,12).

A Palavra de Deus “é uma realidade viva, enviada do céu para realizar a salvação. Ela é capaz de realizar o seu objetivo, tal como a chuva e a neve, que fecundam a terra e lhe dão capacidade de produzir frutos (cf. Is 55,10)" (Dehonianos.org). Gostamos de cantar: “tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor, lâmpada para os meus pés, Senhor, luz para o meu caminho”. Cristo é a Palavra de Deus encarnada. Nele encontramos a salvação e alegria que buscamos.

Usamos sempre de palavras para nos dirigir a Deus. Elas constituem nossa oração. Cristo, no entanto, no Sermão da Montanha, nos ensina que, para falar a Deus, não precisamos usar de muitas palavras, como se quiséssemos convencer a Deus de nossas necessidades e obrigá-lo a nos atender. Basta que O reconheçamos e O chamemos de Pai para que nos atenda.

Segundo o Papa Francisco, “Pai é a palavra que nunca pode faltar na oração, porque é «a pedra angular» que «nos confere a identidade cristã». Se acrescentarmos também a palavra «nosso», eis que podemos nos sentir todos parte de «uma família». E assim conseguimos também «não desperdiçar palavras» nem procurar «palavras mágicas», mas viver até ao fim a oração que o próprio Jesus nos ensinou — precisamente o Pai-Nosso — sobretudo quando nos convida a saber perdoar o próximo” (cf. Casa Santa Marta, 16.6.2016).

Senhor, perdoa-nos pelas vezes que não acreditamos em tua palavra e nos dirigimos a ti com palavras inúteis e desnecessárias. Perdoa-nos, sobretudo, quando, invocando-te como Pai Nosso, te pedimos perdão, mas negamos o perdão a nossos irmãos e irmãs. Nesta Quaresma, converte nosso coração. Amém!

Comentários

  1. Converte meu coração. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  2. A palavra de Deus é viva e eficaz.Jesus, representante do Pai que se revela Pai x Mãe nos ensina a verdadeira oração do Pai nosso e não Pai meu,pois Ele é Pai de todos que Ele acredita.

    ResponderExcluir
  3. os caminhos que os homens traçam para si mesmo não são nem semelhante aos caminhos que Deus deseja ponto muitas vezes colocamos nossa segurança e confiança nos meios unicamente humanos. Deus fica de lado, como se nada tivesse a ver com a vida dos humanos. Por isso, precisamos sempre de conversão,principalmente para a justiça, para a solidariedade e para a paz, porque esse é o caminho e o desejo de Deus para a humanidade. Deste modo é que a alcançamos a realizamos a nova e eterna Aliança de Deus conosco.

    Leitura do Livro do profeta Isaías.
    Ninguém pode perder a esperança, porque mesmo diante das dificuldades o senhor não deixará de ser fiel à sua promessa.

    A presença do Reino de Deus e a nossa vida se unem na simplicidade da oração ensinada e rezada por Jesus.

    Senhor, nos ajude a perdoa,nos perdoa pelas vezes que não acreditamos na tua palavra. Você conhece e sabe de tudo que passa no nosso coração nos ajude a perdoa e pedir perdão. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário