Sinal de Deus e conversão

Quarta-feira da 1ª Semana da Quaresma

21 de fevereiro

 

Leituras:

Jn 3,1-10

Sl 50(51),3-4,12-13.18-19

Lc 11,29-32

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

Este texto de Jonas pode ser lido a partir de três ângulos. O primeiro é a missão de Jonas. Não conseguindo fugir do chamado de Deus, Jonas vai à grande cidade para anunciar-lhe a destruição por causa de seu pecado. O que era para fazer em três dias, fez em apenas um. Em segundo lugar, olhamos para a atitude dos ninivitas. Eles reconheceram nas palavras do profeta a mensagem do próprio Deus – “Os ninivitas acreditaram em Deus” (Jn 3,5). Ao acreditar seguiu-se a prática da penitência, sinal de arrependimento e conversão. Por fim, vemos a ação de Deus que se compadeceu do povo e o perdoou (Jn 3,10). 

Uma das lições que podemos tirar dessa passagem é que Deus vem ao encontro dos pecadores para oferecer-lhes seu perdão, nunca para os condenar ou castigar. Ele sempre se servirá de alguém para comunicar sua mensagem de amor e reconciliação. Quem reconhece, acolhe e acredita nesta mensagem, muda de atitude e recebe o abraço misericordioso de Deus que a tudo perdoa. 

O evangelho apresenta, mais uma vez, a resistência que muitos tinham a Jesus, à sua pregação, aos seus sinais. A exemplo de muitos de nós, os interlocutores de Jesus colocam condições para crer nele pedindo-lhe um sinal, como se Ele já não  o tivesse realizado. Pensam que os sinais é que levam à fé quando, na verdade, a fé é que nos faz reconhecer os sinais.

A resposta de Jesus, evocando o sinal de Jonas, mostra que “Deus não quer converter as pessoas por meio de sinais maravilhosos, quebrando assim todas as resistências humanas. Se agisse assim, não seria mais o Deus que escolheu tornar-se servo dos homens para merecer o seu amor, a sua confiança gratuita” (Missal Cotidiano).

O verdadeiro sinal de Jonas, diz o Papa Francisco, “é aquele que nos dá a confiança de seremos salvos pelo sangue de Cristo. Quantos cristãos, quantos há, que pensam que serão salvos apenas pelo que fazem, por suas obras? As obras são necessárias, mas são uma consequência, uma resposta àquele amor misericordioso que nos salva. Mas as obras sozinhas, sem esse amor misericordioso, não bastam” (Papa Francisco, 14.10.2013). Maior que Jonas, Jesus é o sinal por excelência de Deus que, nele, nos comunica a extremidade de seu amor. 

Senhor, nesta Quaresma, nosso coração se abra aos sinais de tua graça em nossa vida e no mundo a fim de buscarmos a verdadeira conversão que nos faz acolher com alegria teu Filho que veio para nos salvar e libertar. Amém!

Comentários

  1. Senhor, me livre de todo pecado e me proteja contra todas as tentações do mal. Amém🙏

    ResponderExcluir
  2. Senhor, dai-nos a graça de fugir sempre do pecado.

    ResponderExcluir
  3. Jesus é nosso verdadeiro amigo e exemplo do Pai.Nao podemos impor condições para acreditar no seu amor e perdão!

    ResponderExcluir
  4. "Senhor, nesta Quaresma, nosso coração se abra aos sinais de tua graça em nossa vida e no mundo a fim de buscarmos a verdadeira conversão que nos faz acolher com alegria teu Filho que veio para nos salvar e libertar. Amém!"

    ResponderExcluir
  5. Enquanto existir o ser humano na face da terra, Ele precisará de sinais que o orientem que os e o conduzam. A necessidade de sinal é própria do ser humano vidas tiveram sinal de Jonas, mas a humanidade ganhou o sinal por excelência que é Jesus Cristo, Filho de Deus e nosso Redentor. É nele que devemos nos inspirar sempre e nossas atitudes devem estar de acordo com seu projeto de redenção. Assim, rompemos os limites de nós mesmos e de nossas cidades, e ajudamos a fazer do mundo um lugar de paz. A paz é sinal exigido ao cristão de hoje.

    Leitura da Profecia de Jonas.
    a palavra de Deus anunciada com ardor, sai dos limites de nossas comunidades e de nossas cidades e atinge lugares ao longe, como o coração humano.

    Jesus é o abre as sinal fechasse da salvação e da misericórdia de Deus para conosco, portanto, muito maior que o sinal de Jonas e de Salomão

    Senhor, abra o nosso coração ao sinal da tua graça na nossa vida e no mundo a fim de buscarmos a verdadeira conversão. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário