Testemunho de fé

Segunda-feira da 4ª Semana da Quaresma

11 de março

 

Leituras:

Is 65,17-21

Sl 29(30),2 e 4.5-6.11-12a e 13b

Jo 4,43-54

(Acesse aqui)

 Por Pe. Geraldo Martins

Ao voltar do exílio, o povo de Israel é tomado de alegria e esperança na vida nova. Neste contexto é que o profeta Isaias procura animar o povo anunciando-lhe a promessa de Deus de criar “novos céus e nova terra” deixando esquecidos no passado a dor e o sofrimento vividos no exílio (Is 65,17).

A nova realidade anunciada pelo profeta manifesta a utopia do Reino que se realiza no cotidiano da vida a partir do compromisso da Igreja e de toda a humanidade com a construção de uma nova sociedade que tenha como base relações de amor, justiça e paz, de Amizade Social. “Os novos céus e a nova terra existirão quando a vontade deus for feita ‘assim na terra como no céu’. Cumpre, pois, esforçar-se e não se iludir acerca dos resultados” (Missal Cotidiano). Nosso agir e o agir dos que governam as nações têm apontado para a construção de novos céus e nova terra?

No evangelho, João apresenta mais um sinal realizado por Jesus a fim de despertar a fé na comunidade. Recebido com uma alegria interesseira na Galileia depois de ter sido rejeitado em sua terra, ele atende ao pedido de um funcionário do rei que vai ao seu encontro suplicando a cura do filho. Pede que Jesus vá a Cafarnaum. Jesus, porém, diz apenas: “Pode ir, seu filho está vivo” (Jo 4,50). O funcionário do rei acredita nesta palavra de Jesus, vai para casa e constata a cura do filho.

Acreditar na palavra de Jesus: esse é o detalhe que faz toda a diferença na vida de quem vai ao encontro de Jesus movido pela fé. Observemos que, enquanto o povo esperava sinais prodigiosos para acreditar no Cristo – “se vocês não virem sinais e prodígios, vocês não acreditam” (Jo 4,48) – aquele homem acreditou sem ver nada. Isso é a fé! Ela é confirmada após o sinal – “ele abraçou a fé, juntamente com toda sua família” (Jo 4,53).

Podemos nos perguntar: o que nos motiva a ir ao encontro de Jesus? Que disposição temos para acreditar em sua Palavra? Como agimos quando temos atendidos nossos pedidos?

Ó Cristo, livra-nos do desejo de encontrar-te apenas para ver sinais e prodígios; desperta-nos para a verdadeira fé que nos faz acreditar no poder de tua palavra que cura e traz vida nova. Amém!

Comentários

  1. Senhor, aumentar a minha fé sempre. Amém 🙏🏽

    ResponderExcluir
  2. Creio senhor, mais aumenta a minha fé!

    ResponderExcluir
  3. "Ó Cristo, livra-nos do desejo de encontrar-te apenas para ver sinais e prodígios; desperta-nos para a verdadeira fé que nos faz acreditar no poder de tua palavra que cura e traz vida nova. Amém!"



    ResponderExcluir
  4. "Na mesma hora". Perto ou longe de alguns problemas; de situações complicadas, se há confiança, há entrega ao Senhor, Ele agfe.
    Quando vamos/voltamos a Jesus, de certo modo recebemos ou ainda necessitamos de uma cura espiritual. Por outro lado, necessitamos também da cura física de nossas deficiências ou para aqueles os quais amamos. Como a Palavra nos recorda, Ele nos acolhe e nos responde. Basta que voltemos, acreditemos e assumamos a Ele.

    Senhor, nos ajude a buscar novos céus, nova terra e nos encher de alegria. Dai-nos fé verdadeira para acreditar no poder da tua palavra, amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário