Caminhar em direção à meta

Sexta-feira da 4ª Semana da Páscoa

26 de abril

 

Leituras:

At 13,26-33

Sl 2,6-7.8-9.10-11

Jo 14,1-6

(Acesse aqui)

Por Pe. Geraldo Martins

No seu discurso de despedida, Jesus acalenta o coração dos apóstolos, mostrando que sua partida não significará ausência. Seu apelo é que os apóstolos se firmem na fé – “vocês têm fé em Deus, tenham fé em mim também” (Jo 14,1). Segundo Bento XVI, isso não constitui dois atos separados, “mas um único ato de fé, a plena adesão à salvação realizada por Deus Pai mediante o seu Filho Unigénito” (22.5.2011).

Ao lembrar que “na casa do Pai há muitas moradas” (Jo 14,2) e que para cada um será preparada uma morada junto do Pai (cf. Jo 14,2s), Jesus aponta para a meta que todos devem buscar: o paraíso. Diz o Papa Francisco: “Não vivemos sem meta nem destino. Somos esperados, somos preciosos. Deus está apaixonado por nós, nós somos seus filhos. E para nós preparou o lugar mais digno e belo: o Paraíso. Não esqueçamos: a morada que nos espera é o Paraíso. Aqui estamos de passagem. Somos feitos para o céu, para a vida eterna, para viver para sempre” (10.5.2020)

Para atingir essa meta, é necessário passar por Jesus que se apresenta como Caminho, Verdade e Vida. “Para cada um de nós, o Caminho para o Pai é deixar-nos guiar por Jesus, pela sua palavra de Verdade, e acolher o dom da sua Vida” (Bento XVI - 22.5.2011). Qual é nossa meta e que caminho temos seguido para alcançá-la?

Nos Atos dos Apóstolos, vemos Paulo anunciando Jesus Cristo em Antioquia. Temos aqui o conteúdo essencial da missão: anunciar a pessoa, a vida, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus. O centro de tudo é a ressurreição de Jesus. Todos somos chamados a dar testemunho dessa verdade a partir da experiência que fizermos do encontro com o Crucificado-ressuscitado. Temos feito isso?

Ó Cristo, caminho, verdade e vida, tira toda perturbação de nosso coração e faz-nos caminhar confiantes em direção à meta para a qual nos chamas. Amém!

Comentários

  1. Livra-me senhor de todo o mal. Amém🙏

    ResponderExcluir
  2. Senhor, acalenta o nosso coração, nos ajude a ter fé em Deus e em Jesus também, nos ajude a entender que não constitui dois atos separados sim um único ato de fé pleno.

    Nos ajude a compreender Senhor que na sua casa há muitas moradas, que você é apaixonado por nós que somos um contigo. E que busquemos a Jesus que é o caminho verdade e vida.

    Nos ajude a dar testemunho e a anunciar a verdade a partir
    da experiência de nosso encontro com o Crucificado-ressuscitado.

    Tira do nosso coração tudo que não nos deixa caminhar confiantes. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário