Deus visita o seu povo

Festa da Anunciação do Senhor

8 de abril

 

Leituras:

Is 7,10-14;8,10

Sl 39(40),7-8a.8b-9.10,11

Hb 10,4-10

Lc 1,26-38

Por Pe. Geraldo Martins 

Transferida do dia 25 de março, por ter caído na Semana Santa, a Anunciação do Senhor é comemorada hoje. Esta festa celebra, de forma solene, a Encarnação do Verbo de Deus por meio do qual Deus visita seu povo. Lembra São Paulo VI que esta é uma festa, “conjuntamente, de Cristo e da Virgem Maria: do Verbo que se torna ‘filho de Maria’ (Mc 6,3) e da Virgem que se torna Mãe de Deus” (Marialis Cultus, 6).

O texto de Isaias apresenta o rei Acaz que se recusa a pedir um sinal a Deus a fim de vencer o inimigo. Sua atitude demonstra que ele prefere colocar sua confiança em si mesmo ao invés de deixar que Deus conduza seus caminhos. Ao prometer um Emanuel, Deus confirma que jamais abandonará seu povo.

Em Maria, esta profecia se cumpre de forma total e plena. Com seu sim, Maria faz cumprir o plano de Deus que, em seu filho, assume a condição humana para nos salvar a todos. A encarnação do Verbo no seio de Maria traduz, por um lado, o “sim salvífico do Verbo Encarnado, que ao entrar no mundo disse: ‘Eis-me, eu venho... para fazer, ó Deus, a tua vontade’ (Hb 10,7; Sl 39,8-9)”. Trata-se da “união da natureza divina com a humana na única Pessoa do Verbo”. Por outro lado, em relação a Maria, a anunciação “é celebrada como festa da nova Eva, virgem obediente e fiel, que, com o seu sim generoso (cf. Lc 1,38), se torna, por obra do Espírito Santo, Mãe de Deus, mas ao mesmo tempo também, Mãe dos viventes” (Marialis Cultus, 6).

A festa de hoje nos ensine a ser agradecidos a Maria por seu sim generoso que nos trouxe a alegria da libertação. Ensine-nos, ainda, a também nos colocar à disposição da graça de Deus, respondendo sempre sim ao chamado que nos faz, jamais recusando a ser sinal de seu amor e de sua misericórdia no mundo.

Ó Maria, és plena de graça. Ensina-nos o caminho do sim generoso que disseste ao Pai a fim de que, também através de nós, Deus se revele ao mundo no seu Verbo Encarnado que a todos ama e liberta. Amém!

Comentários

  1. Maria mãe de Jesus e nossa, ensina - nós sempre a cumprir sua vontade!

    ResponderExcluir
  2. Maria Santíssima, ensina-nos mãe, a dar nosso sim, sincero a Deus.

    ResponderExcluir
  3. Leitura do profeta Isaías.
    O coração de pedra não se deixa transformar nem tem Desejo de amar. "Vingança" de Deus, porém, é vir ao nosso encontro com sua infinita misericórdia.

    Leitura da Carta ao Hebreus.
    Cristo veio para nos redimir e santificar. É Ele mesmo o eterno sacrifício de amor, cordeiro Imaculado a se oferecer em cada altar para nossa redenção e santificação.

    Deus tomou a iniciativa do seu amor e manifesta seu desejo. Escolhe uma mulher simples, em Nazaré, para realizar seu plano: Maria! No seu sim realiza-se definitivamente a Aliança. O Pai deposita sua confiança na humanidade enviando-nos seu Filho único que foi concebido pelo Espírito Santo. Eis a anunciação: Deus vem ao mundo, o amor eterno vem à terra. Eis a aliança. E a cada dia somos também colaboradores do Reino, com nossos "pequenos sins".

    Mãe Maria nos ensina o caminho verdadeiro que nos leva a Deus, ao teu Filho Jesus, que nos liberta. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário